Pascolati, Sonia Aparecida VidoCampos, Ronnie Roberto2024-10-032024-10-032023-03-23https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17875Dados coletados da edição mais recente do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA (2018) e da Prova Brasil (2019) revelam que grande parte dos estudantes matriculados nos oitavos anos, embora decodificassem a escrita, demonstravam considerável falta de compreensão dos textos lidos, fazendo apenas leituras superficiais e sem atribuir sentidos aos textos. Advinda dessas constatações, descortina-se uma questão desafiadora: Como desenvolver nesses meninos e meninas a competência leitora e de interpretação de textos previstas para essa faixa etária? Alicerçado em autores como Cosson (2009), Passarelli (2004), Maia (2007), Soares (2009) e Zappone (2008) e admitindo que atividades estratégicas em torno de textos da literatura juvenil sejam eficientes para promover melhorias no desenvolvimento da leitura e da interpretação de textos, proponho uma sequência didática a partir da obra A face oculta: uma história de bullying e cyberbullying, de Maria Tereza Maldonado, apoiada nas etapas sugeridas pela “sequência básica” desenvolvida por Cosson (2009, p. 51): motivação, introdução, leitura e interpretação. Os encaminhamentos previstos nesta proposta ressaltam as especificidades estruturais do texto com vistas a conduzir o leitor a uma prática social da leitura, de tal forma que sua interação com o texto se configure como o viés para a construção dos sentidos.porLetramento literárioLiteratura juvenilCompetência leitoraEnsino FundamentalBullyingLiteratura juvenil e competência leitora: uma proposta de letramento literário com a obra A face ocultaLiteratura juvenil y competencia lectora: una propuesta de formación literaria con la obra A face ocultaDissertaçãoLingüística, Letras e Artes - LetrasLingüística, Letras e Artes - LetrasFormación literariaLiteratura infantilCompetencia lectoraEnseñanza fundamentalAcoso