Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]Fernandes, Renata Karoline2024-05-012024-05-012014.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15185Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção escrita de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental em questões retiradas de documentos nacionais relacionados à Prova Brasil, sendo estes PDE/Prova Brasil – Plano de Desenvolvimento da Educação e Modelo Teste Prova Brasil, e analisar quais características de pensamento algébrico são manifestadas por eles na resolução das mesmas Esta investigação é predominantemente qualitativa, realizada à luz da Análise de Conteúdo Este trabalho apresenta o modo como autores caracterizam o pensamento algébrico e investiga a presença de características deste pensamento nas produções escritas de estudantes De modo geral, foi possível perceber que alguns dos estudantes apresentaram características de pensamento algébrico em suas resoluções, mesmo sem terem anteriormente contato com simbologias e conceitos algébricosLinguagem e educaçãoEducação matemáticaEstudantesTestes e medidas educacionaisMatemáticaMathematicsLanguage and educationMathematics educationStudentsAlgebraConcept formationStudy and teachingTests and measurements in educationManifestação de pensamento algébrico em registros escritos de estudantes do ensino fundamental IDissertação