Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11558Resumo: Esta tese tem como objetivo compreender como e em que medida os professores participantes do PDE-PARANÁ internalizam os conhecimentos específicos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente os gêneros textuais como instrumentos semióticos mediadores de suas ações didáticas e como objeto de conhecimento a ser construído na sala de aula O percurso para alcançar este objetivo perpassa diferentes níveis constitutivos da atividade educacional, incidindo primeiramente no conjunto de instituições oficiais que estabelecem as ações do PDE-PARANÁ para formar professores em serviço, e depois, nos movimentos e mudanças que ocorrem com os professores durante o período de participação deles no Programa As bases teóricas-metodológicas que fundamentam a pesquisa têm como eixo central de condução a Linguística Aplicada, com aportes do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), que tem como base a Teoria Histórico Cultural em psicologia e em Ciências da educação (VYGOTSKY, 2, 27, 28), na Teoria da Atividade (LEONTIEV, 24), e nas Ciências do trabalho: a Ergonomia da Atividade Educacional (AMIGUES, 24; SAUJAT, 24), e a Clínica da Atividade (CLOT, 1999; FAÏTA, 24) A respeito da configuração metodológica, esta pesquisa se configura como qualitativa-interpretativa de natureza etnográfica, uma vez que participei de todo o processo de implementação do PDE-PARANÁ e também da sala de aula das professoras PDE, como observadora, fazendo anotações, filmando aulas em áudio e vídeo O corpus da análise constitui-se de textos produzidos sobre o trabalho docente, de autoria das instituições promotoras do PDE-PARANÁ e de professores que atuaram como formadores no Programa, e de textos produzidos durante a participação de professores no PDE-PARANÁ Os resultados evidenciam que a participação dos professores nos diferentes eventos que constituem o PDE-PARANÁ propiciou a internalização dos gêneros textuais como instrumento semiótico, confirmando a premissa vigotskiana de que é a partir de uma longa série de eventos que um instrumento é internalizado (VYGOTSKY, 27) Assim, consolida-se a tese da pesquisa de que programas e cursos para formação continuada de professores se constituídos como bom ensino, no sentido vygotskiano do termo, são ferramentas mediadoras do processo de internalização de novos instrumentos pelos professores em serviço No plano teórico o Programa configura-se como um bom ensino, contudo, em decorrência de tensões entre o plano teórico do PDE-PARANÁ, elaborado pela SEED, e sua efetivação prática, realizada por uma instituição de ensino superior parceira do Programa, não confirma-se a hipótese da pesquisa de que o PDE-PARANÁ é um bom ensino em sentido pleno, uma vez que a medida da internalização ocorreu em níveis dispares entre os professores em formação no Programa, consequência de diferentes eventos que configuraram a formação de um dos professores na comparação aos eventos dos quais participou um segundo professorLinguística aplicadaProfessoresFormaçãoEducação permanenteInteracionismo sociodiscursivoApplied LinguisticsTeacher trainingTextual genresA internalização dos gêneros textuais como instrumentos mediadores por professores em formação no PDE - ParanáTese