Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Batista, Edimar Eder2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9802Resumo: Reconhecer e explicitar os conhecimentos/saberes profissionais do professor de Geografia da educação básica a partir da reflexão sobre sua atuação docente no âmbito de seu trabalho com conceitos permite delimitar o que denominamos por “saberes conceituais geográficos” Essa é a nossa tese, que trata da expressividade e mobilização dos saberes profissionais do professor de Geografia, em seu âmbito conceitual O foco da investigação foi o discurso de dez professores experientes que atuam na educação básica pública estadual do Paraná, Brasil, partindo da questão central: como os professores de Geografia da educação básica reconhecem e explicitam os conhecimentos/saberes concernentes à sua atuação profissional e mobilizam-nos em saberes conceituais geográficos? Nossos objetivos foram, num sentido amplo, compreender o processo de reconhecimento e explicitação dos conhecimentos/saberes concernentes à atuação dos professores de Geografia na educação básica, notadamente quanto à sua mobilização conceitual geográfica, e, num sentido específico, identificar as finalidades da Geografia na educação básica para os professores desta disciplina; analisar as concepções destes quanto à relação entre a teoria e a prática em sua atuação profissional; explicitar como estes professores expressam, organizam, reproduzem os conhecimentos e saberes que mobilizam e/ou emergem na/da sua prática profissional; compreender suas concepções acerca de seu trabalho com conceitos geográficos no ensino-aprendizagem da Geografia escolar, vislumbrando-as em suas relações com a Geografia escolar e a educação geográfica Interpretamos os discursos docentes pela caracterização do ensino como uma prática social complexa, cujo exercício transforma o professor, à luz dos referenciais teóricos da práxis, dos saberes docentes, de Lee Shulman e Lev Vygotsky, tendo a dialética por método investigativo Para reconhecer e explicitar os conhecimentos/saberes dos professores utilizamos quatro instrumentos de pesquisa: teste de associação de palavras, questionário, grupo focal e entrevista, pautando-nos na abordagem qualitativa e na técnica de análise de conteúdo, de Bardin (211) Os resultados obtidos confluíram para a confirmação da tese Os conhecimentos e saberes profissionais dos professores são matizados pela Geografia – acadêmica e escolar – e constituem uma amálgama ampla e diversificada, cujas fontes principais são a formação inicial e contínua; e a experiência adquirida com a prática, a atuação docente A consciência acerca dos saberes conceituais geográficos e, portanto, a qualidade do trabalho conceitual desenvolvido pelos professores está atrelada à presença da reflexão, autonomia e criatividade em sua práxis docente Acerca do trabalho conceitual dos professores, constatamos a primazia do início da abordagem dos conteúdos como momento preferencial da inserção dos conceitos nas atividades de ensino e aprendizagem; a utilização de exemplificações como forma metodológica mais usual de sua realização; a contextualização enquanto busca de sentido e vínculo com o cotidiano do aluno; e o possível risco, dela advinda, de que os conceitos deixem de cumprir sua função de contribuir para a autonomia intelectual do aluno ao possibilitar-lhe a apropriação de formas de pensar mais abstratas e sistematizadasGeografiaProfessores de geografiaGeografiaGeographyGeography teachersGeography - EnvironmentStudy and teachingSaberes profissionais do professor de geografia : expressividade e mobilização conceitualTese