Ferreira, Pamela Emanueli Alves [Orientador]Oliveira, Julio Cezar Rodrigues de2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12934Resumo: Neste trabalho apresentamos uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) para o ensino de logaritmos, na perspectiva de Simon (1995), por meio da metodologia de ensinoaprendizagem-avaliação através da Resolução de Problemas proposta por Onuchic e Allevato (211) Para fundamentar o trabalho teoricamente, articulamos a perspectiva de Onuchic e Allevato (211) com o modelo para a resolução de um problema proposto por Polya (1994) e as fases de uma lição apresentadas por Van de Walle (29) Com esse trabalho pretendemos responder à seguinte questão de investigação: quais são as possíveis contribuições de uma THA para o ensino de logaritmos e suas propriedades operatórias? Nesse sentido, estabelecemos como objetivos apresentar uma THA na perspectiva da Resolução de Problemas e analisar suas possíveis contribuições A partir da elaboração dessa THA são realizadas análises de cunho interpretativo acerca das suas possíveis contribuições para o ensino de logaritmos Como resultado, acreditamos que a elaboração e exploração dessa THA por meio da Resolução de Problemas têm potencial para o ensino de logaritmos e suas propriedades, e para a formação de professores, pois fornece subsídios tanto teóricos como práticos para que o professor trabalhe com esse conteúdo nessa perspectivaLogaritmosMatemáticaSolução de problemasMatemáticaEstudo e ensinoStudy and teachingLogarithmsProblem solvingMathematics educationMathematicsUma trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de logaritmos na perspectiva da resolução de problemasDissertação