Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano [Orientador]Araujo, Adriana Maria Proença de2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9761Resumo: Com o passar dos anos o uso das novas tecnologias tem se tornando cada vez mais presente em todas as áreas que permeiam nossas vidas e no âmbito educacional não foi diferente O uso de ferramentas digitais e plataformas online tem se feito cada vez mais comum nas aulas de línguas estrangeiras até que a realidade virtual chegou às salas de aulas e com ela pesquisas nessa área começaram a ser desenvolvidas Em um contexto de formação de professores em instituto de idiomas, buscamos aprimorar o processo deformação dos professores para elaborarem e aplicarem atividades que estejam dentro da Abordagem Comunicativa e que promovam o uso dos Virtual Reality Goggles nas aulas de língua inglesa Neste artigo temos como objetivo investigar e refletir sobre as affordances percebidas pelos professores através da utilização da Realidade Virtual nas aulas A analise desse processo de formação resultou em uma nova proposta deformação com roteiros de atividades que propiciam não apenas o emprego dos Virtual Reality Goggles, mas também momentos de reflexões sobre as affordances dessa ferramenta à luz da Abordagem ComunicativaLíngua inglesaRealidade virtualProfessoresFormaçãoEnglish languageVirtual realityTeacher trainingStudy and teachingFormação de professores para o uso dos óculos de realidade virtual com abordagem comunicativa : um ciclo de pesquisa-açãoTrabalho de Coclusão Final