Andrade, Selma Maffei de [Orientador]Salvagioni, Denise Albieri Jodas2024-05-012024-05-012017.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13491Resumo: Burnout é um fenômeno complexo e multidimensional resultante da interação entre aspectos individuais e ambiente de trabalho É a resposta ao estresse crônico do trabalho definida por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e reduzida realização profissional Objetivo: Analisar se professores com maior nível de burnout estão submetidos a maior risco de acidentes de trânsito, depressão e afastamento da função docente por problemas de saúde Método: Trata-se de estudo de coorte prospectiva com dois anos de seguimento Foram investigados 59 professores do ensino básico estadual do Paraná Utilizou-se o Maslach Burnout Inventory Altos níveis de exaustão emocional e despersonalização (valores acima do percentil 75) e baixos níveis de realização profissional (valores abaixo do percentil 25) foram estabelecidos Os acidentes de trânsito e os motivos de afastamento da função docente foram autorreferidos pelos entrevistados Considerou-se depressão o relato de diagnóstico médico pelo professor Usou-se Regressão de Poisson com variância robusta para cálculo do risco relativo Resultados: A incidência de acidentes de trânsito entre professores foi de 11% Após ajustes, a exaustão emocional e a reduzida realização profissional não influenciaram na incidência de acidente de trânsito No entanto, despersonalização foi preditora desse desfecho – RR=1,73 (IC 95%: 1,5-2,86, p=,3) A incidência de depressão foi de 38 casos (9%) Exaustão emocional e despersonalização influenciaram novos casos de depressão, após ajustes por sexo e idade, mas perderam significância estatística quando variáveis relacionadas ao ambiente de trabalho e às condições de saúde foram adicionadas ao modelo A incidência de afastamento da função docente por problemas de saúde foi de 31 casos (6%) Desses, 13 estavam de licença médica (41,9%), 11 foram readaptados (35,5%), um foi aposentado compulsoriamente (3,2%) e seis abandonaram definitivamente a docência (19,4%) Após ajustes, a exaustão emocional não influenciou no afastamento da função docente No entanto, despersonalização foi preditora desse desfecho – RR=2,62 (IC95%: 1,3-5,25, p<,1) Baixos níveis de realização profissional apresentaram relação com o afastamento da função docente por problemas de saúde, porém sem significância estatística – RR=1,9 (IC95%: ,93-3,87, p=,8) Conclusões: Este estudo encontrou que (1) despersonalização é fator de risco para acidentes de trânsito, com risco 73% maior de professores em burnout sofrerem o desfecho, independente de sexo, idade e maior exposição ao trânsito; (2) nenhuma dimensão de burnout foi associada à incidência de depressão, após ajustes e, (3) despersonalização e reduzida realização profissional mostraram-se indicadoras de maior risco de afastamento da função docente por problemas de saúdeBurnout (Psicologia)Stress ocupacionalProfessoresProfessoresSaúde e trabalhoBurn out (Psychology)Job stressHealth and workTeachersImpacto do burnout na saúde de professores da rede pública do ParanáTese