Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]Oliveira, Neil Armstrong Franco de2024-05-012024-05-012010.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12289Resumo: A presente pesquisa, sob a tutela da Linguística Aplicada, investiga a atividade docentede uma professora-editora e a produção escrita de alunos-jornalistas, no trabalhorealizado para um jornal-laboratório, em curso de Comunicação Social, habilitação Jornalismo No que tange aos recursos para o agir dos profissionais desse campo da comunicação humana, são vários os gêneros textuais utilizados como ferramentas semiológicas que implicam capacidades de linguagem para a realização da atividade do profissional da área Assim, conhecer os gêneros textuais e dominá-los torna-se prerrogativa para o jornalista no cumprimento do seu ofício Com base nos conceitos decampo e habitus de Bourdieu, de gêneros discursivos de Bakhtin, de atividade e ação de Leontiev e nos aportes do Interacionismo Sociodiscursivo proposto por Bronckart para compreensão das atividades didáticas e análise de textos, direcionamos nosso olhar parao espaço de emergência de ações de simulação da prática jornalística Como procedimento de pesquisa, buscamos conhecer a realidade da formação profissional do jornalista, mais especificamente, o papel do jornal-laboratório como ferramenta didático-pedagógica de iniciação à dinâmica das redações de jornais impressos A pesquisa demandou observações de aulas para diagnosticarmos o encaminhamento teórico-metodológico adotado pela professora-editora na condução dos trabalhos no órgão laboratorial, no que diz respeito às formas de intervenção didática, bem como acompanhou o processo de produção escrita por parte dos alunos-jornalistas, baseada nos mais diversos gêneros textuais jornalísticos, informativos e opinativos Adotamos a abordagem sócio-histórica para a pesquisa em Ciências Humanas como perspectiva metodológica, a fim de destacar a participação ativa dos sujeitos envolvidos no processo e as diferentes vozes que emergiram no percurso investigativo Dessa forma, além do material coletado a partir das observações das aulas e da produção dos textos para o jornal-laboratório, realizamos entrevistas com professores-editores de órgãos laboratoriais de outras instituições, estabelecemos diálogo constante com a professora editora e aplicamos questionário aos aluno-jornalista Como resultado, constatam os que o jornal-laboratório é espaço de emergência para o trabalho com a técnica jornalística e, também, ferramenta didático-pedagógica para mediar os processos de apropriação dos instrumentos semióticos necessários no agir profissional do jornalista,visando a uma aprendizagem menos mecânica e menos modelar, a partir de perspectiva de produção escrita sociodiscursivamente significativaLinguísticaJornalismoEstudo e ensinoMaterial didáticoJornalismoLinguisticJournalismDidactic materialJournalistic languageText genresSocio-discursive interactionismJournal-LaboratoryStudy and teachingJornal-Laboratório : das intervenções didáticas do professor-editor à produção escrita do aluno-jornalistaTese