Alves, Regina Célia dos Santos [Orientador]Nascimento, Marinêz Andrade do2024-05-012024-05-012003.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10531Resumo: O presente trabalho propõe uma leitura da obra Confissões de Ralfo (uma autobiografia imaginária) sob o ponto de vista da paródia e da carnavalização, recursos que se prestam a expressar o destronamento do sério através do riso Os mesmos recursos trazem também, na obra em questão, uma discussão a respeito da identidade do indivíduo Tal discussão é feita de maneira a desmistificar a idéia de unilateralidade dos modelos que se pretendem singulares Nesse sentido, a paródia exerce função primordial à medida que atua como instrumento de transgressão e carnavalização dos modelos estabelecidos Entretanto, a paródia não se limita a ridicularizar o texto parodiado mas constitui com ele um diálogo que se volta para a realidade e participa de um debate no plano extramural Desse modo, o novo texto torna-se instrumento de questionamento, inclusive em relação ao poder vigente, buscando respaldo na tradição, voltando-se, simultaneamente, à realidade através da provocação irônica da qual tanto o texto paródico quanto o texto parodiado fazem parte, coadunando-se no diálogo polifônicoLiteratura brasileiraParódiaBrazilian literatureParódia e transgressão : uma discussão do sujeito nas confissões de RalfoDissertação