Baronas, Joyce Elaine de AlmeidaAssis, Álida Laryssa Espozetti de2024-11-042024-11-042021-06-15https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18385Compreender a escola como um espaço heterogêneo é fato indiscutível; da mesma maneira, é inegável a existência da variação linguística neste ambiente, contudo, o ensino de Língua Portuguesa, muitas vezes, não abrange esse fenômeno. Neste contexto, e com base nos pressupostos teóricos da Sociolinguística Educacional, esta pesquisa busca compreender qual concepção linguística embasa o ensino de Língua Portuguesa, em escolas públicas da cidade de Londrina-PR. Para tanto, os seguintes objetivos foram traçados: (i) Conferir a abordagem utilizada pelos professores nas aulas de Língua Portuguesa; (ii) Observar como ocorre a pluralidade linguística durante as aulas de Língua Portuguesa; (iii) Apurar a crença dos professores a respeito do ensino de Língua Portuguesa; (iv) Averiguar a compreensão dos alunos a respeito da relação entre gramática e língua; (v) Verificar os documentos oficiais utilizados por professores e escolas. Assim, três corpus foram analisados para o cumprimento dos objetivos: Documentos oficiais (PCN - Parâmetros curriculares nacionais; PPP - Projeto político pedagógico); observação de aulas; respostas a questionários aplicados aos professores aos alunos. A análise dos dados coletados esclarece que os estudos sociolinguísticos estão presentes nos documentos oficiais e nas respostas aos questionários dos professores, contudo, expõe práticas que divergem do esperado.porSociolinguística educacionalEnsino básicoLíngua portuguesaEscolas públicasProfessores de língua portuguesaLinguísticaEnsino fundamentalO ensino de língua portuguesa sob a perspectiva da sociolinguística educacional : um olhar para as escolas públicas de Londrina-PRPortuguese language teaching from the perspective of educational sociolinguistics : a look at public schools in Londrina-PRTeseLingüística, Letras e Artes - LingüísticaLingüística, Letras e Artes - LingüísticaEducational sociolinguisticsBasic educationPortuguese languagePublic schoolsPortuguese language teachersLinguisticsElementary school