Ida, Elza Iouko [Orientador]Simões, Gislaine Silveira2024-05-012024-05-012009.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12033Resumo: O microambiente térmico que se forma no caminhão de transporte de frangos da granja ao abatedouro pode ser a causa primária que compromete o bem estar das aves e a qualidade final da carne com o desenvolvimento de PSE (Pale, Soft, Exudative) e a-DFD (Dark, Firm, Dry) em filés de peito O objetivo desta pesquisa foi investigar no inverno e verão a ocorrência de PSE e a-DFD em filés de peito de frango em um abatedouro comercial Além de caracterizar o microambiente térmico no caminhão de transporte em diferentes distâncias no inverno e verão, investigouse o efeito do banho de água aplicado sobre os frangos no verão No inverno, as distâncias de transporte de frangos foram 15 e 57 km e no verão foram 15, 35 e 55 km Para caracterização do microambiente térmico no caminhão (frente, meio e fundo) foram utilizados termohigrômetros para registrar a temperatura e umidade relativa nas duas estações e termoanemômetros para registrar a velocidade do vento no verão Para classificação dos filés de peito em PSE e a-DFD, o pH e a cor (L*, a* e b*) foram medidos nos filés de peito de frango 24h post mortem A análise de regressão logística foi utilizada para verificar no inverno e verão, o efeito das distâncias de transporte de frangos, da região das caixas no caminhão (frente, meio e fundo) e da aplicação do banho de água sobre os frangos após o carregamento na ocorrência de PSE em filés de peito O Teste de Tukey a 5% de significância foi utilizado para comparação de médias A ocorrência de PSE em filés de peito de frango no verão (n= 54) foi de 55,5% e no inverno (n= 65) foi de 27,2% A ocorrência de a-DFD foi de ,9% apenas no inverno Pela análise de regressão logística foi observado que no inverno a distância de transporte de frangos não apresentou efeito significativo (p= ,775) na ocorrência de PSE, sendo verificado cerca de 27% (n=27) de PSE nas duas distâncias No inverno foi observado que a região do fundo do caminhão devido as temperaturas elevadas apresentou maior ocorrência de PSE, sendo 59% (n= 18) No verão, a distância de 55 km apresentou efeito significativo (p= ,2) na ocorrência de PSE, sendo verificado 57,8% (n=36) de PSE No verão, as regiões do meio e fundo do caminhão apresentaram maior ocorrência de PSE, 51,8% (n= 36) e 54,6% (n= 36), respectivamente, devido a temperatura elevada e ventilação reduzida no microambiente destas regiões A aplicação do banho de água sobre os frangos após o carregamento no caminhão reduziu a ocorrência de PSE em filés de peito no verão em cerca de 7,% devido a redução de temperatura no microambiente do caminhãoCarneQualidadeCarneConservaçãoCarne de aveQualityPreservationPoultry as foodMeatMicroambiente térmico no transporte de frangos no verão e inverno e ocorrência de PSE (pale, soft, exudative) e análogo ao DFD (dark, firm, dry) em filés de peito (Pectoralis major)Dissertação