Franco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]Kanashiro, Josilene de Paiva2024-05-012024-05-012014.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12170Resumo: Este estudo está vinculado à linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas que tem como Núcleo a Ação Docente ao qual a pesquisadora faz parte, e partiu do desejo em saber como o professor tem promovido a Leitura Literária em sua ação docente; e, por outro lado, de que maneira a literatura pode ser considerada elemento norteador de reflexões acerca do meio em que se vive; da história social que se constrói, das relações humanas que se formam?Teve como objetivo analisar as implicações na prática pedagógica do ensino da leitura literária para a formação de leitores na Educação Básica Para tanto, fez-se necessário apresentar os pressupostos acerca da linguagem e da leitura na perspectiva Histórico-Cultural; identificar, por meio da ação docente, as possibilidades de procedimentos metodológicos da leitura literária pautados nos princípios da Teoria Histórico-Cultural; bem como, evidenciar a prática docente da leitura literária na Educação Básica; e, analisar a relevância da leitura literária para o processo de formação de leitores na Educação Básica mediante a ação docente Apresenta como cenário e atores, três turmas do Ensino Médio, sendo uma Regular, outra do curso Técnico em Administração e a terceira do curso Técnico em Formação de Docentes (Magistério) da Rede Pública de Ensino do Paraná, e a professora regente de Língua Portuguesa das três turmas do Colégio A pesquisa se apoiou na Teoria Histórico-Cultural, sobretudo em estudosde Gasparin, Leontiev, Luria, Marx, Saviani, Vigotsk, além de outros autores nacionais que desenvolveram uma aproximação deste corpo teórico com os fenômenos educacionais Oestudo, de caráter qualitativo e interventivo, envolveu pesquisa descritiva eobservações de campo, num período de dois meses, entrevista com a professora e análise dos materiais produzidos pelos alunos frente à mediação docente O trabalho está estruturado em três capítulos O primeiro capítulo traz o percurso metodológico da pesquisa participante e interventiva de cunho qualitativo, pautada no método dialético O segundo capítulo fala dos entrelaços dialéticos que permeiam a relação entre professores, alunos, literatura O terceiro capítulo fala sobre a Leitura Literária como potencializadora da formação humana uma vez que ela apresenta muitas possibilidades para o desenvolvimento da aprendizagem pelo seu caráter histórico e cultural de ligação entre o passado e o presente Por último as considerações finais que apresentam as percepções dos resultados encontrados mediante a prática docente Dentre os resultados obtidos, destacam-se: a mediação pedagógica na sala de aula instaurada mediante um processo dialógico, apresentando momentos de interação entre professor e aluno, aluno e professor e entre alunos; a prática da leitura em sala de aula ainda é um desafio diante da falta do hábito de ler ou do desinteresse ou da falta de estímulo, mas que é preciso buscar métodos que propiciem mudanças e ressaltem a importância da leitura para o desenvolvimento humanoLeituraLiteraturaEstudo e ensinoLeitoresFormaçãoReadingLiterature - Study and teachingStudy and teachingLeitura literária : perspectivas histórico-culturais na prática docenteDissertação