Kadri, Michele Salles ElSantana, Neri de Souza2025-07-312025-07-312025-02-28https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18908Pesquisas sobre tecnologia educacional (Selwyn, 2010, 2013, 2014) demonstram que a adoção de tecnologias no ensino não ocorre de maneira neutra. Pelo contrário, ela é influenciada por discursos dominantes e percepções individuais que moldam as práticas pedagógicas. Nesse contexto, torna-se essencial investigar como discursos e ideologias se manifestam na educação. No âmbito da formação de professores de língua inglesa, o Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) representa um espaço privilegiado para essa análise, pois desempenha um papel central na construção da identidade docente. Assim, este estudo tem como objetivo compreender os discursos, ideologias e representações de professores em formação inicial sobre tecnologia, com base em suas experiências no Pibid-Inglês da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Cornélio Procópio. A pesquisa fundamenta-se na perspectiva crítica das tecnologias (Selwyn, 2010, 2013, 2014), na Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 2003) e na pesquisa narrativa (Clandinin, 2006; Clandinin & Connelly, 2011). De natureza qualitativa e interpretativista, o estudo analisa narrativas escritas por cinco pibidianos, bem como gravações e transcrições de encontros formativos, registros do grupo e apresentações em eventos acadêmicos. Os encontros, denominados Encontros (Trans)formativos, foram estruturados a partir da Pedagogia Histórico-Crítica (Gasparin, 2012), promovendo uma reflexão crítica sobre o uso das tecnologias no ensino. A análise dos dados baseia-se em categorias da Análise Crítica do Discurso, como Representação dos Atores Sociais (Van Leeuwen, 1997, 2008) e Transitividade (Halliday, 1994), articuladas aos discursos e ideologias das tecnologias digitais (Selwyn, 2013, 2014). Os resultados indicam que, nas narrativas iniciais, os pibidianos se representavam como usuários ativos das tecnologias ou como beneficiários de suas potencialidades, enquanto as tecnologias eram vistas como neutras ou transformadoras. Os alunos, por sua vez, eram frequentemente representados como beneficiários passivos das ferramentas digitais. Esses discursos estavam alinhados a concepções deterministas e tecnicistas, reforçando ideologias do Neoliberalismo, Novo Capitalismo e Libertarismo. Contudo, ao longo do processo formativo, mudanças discursivas foram observadas. Com o aprofundamento da reflexão crítica, os professores passaram a reconhecer a tecnologia como um elemento condicionado por fatores sociais, políticos e pedagógicos, questionando sua suposta neutralidade. A ressignificação do papel docente também se tornou evidente, com maior ênfase na mediação crítica da tecnologia e no protagonismo dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Embora transformações tenham ocorrido, algumas ideologias permaneceram cristalizadas, evidenciando a complexidade do processo de mudança discursiva. Os achados reforçam a necessidade de práticas formativas que estimulem um olhar crítico sobre as tecnologias educacionais e suas implicações na prática docente. Além disso, destacam a importância de políticas educacionais que promovam uma abordagem mais consciente e reflexiva sobre o uso das tecnologias na formação de professoresporTecnologias digitais na educaçãoDiscursos e ideologias tecnológicasFormação de professores de língua inglesaPedagogia histórico-críticaPlataforma inglês ParanáEstudos da linguagemTecnologia digitalLíngua inglesaFormação de professoresPráticas pedagógicasDiscursosIdeologias“A tecnologia é uma salvação?”: tensões, discursos e ideologias na (trans)formação de professores de língua inglesa"Is technology a salvation?": tensions, discourses and ideologies in the (trans)formation of english language teachersTeseLingüística, Letras e Artes - LingüísticaLingüística, Letras e Artes - LingüísticaDigital technologies in educationTechnological discourses and ideologiesTeacher educationHistorical-critical pedagogyEnglish language teachingLanguage studiesDigital technologyEnglish languageTeacher trainingPedagogical practicesSpeechesIdeologies