Franco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]Rocateli, Adrielly2024-05-012024-05-012019.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8647Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender as ações de leitura formais e não formais a fim de contribuir com a formação de leitores A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de Pesquisa – Docência: Saberes e Práticas, do Núcleo de Ação Docente Os objetivos específicos tiveram o intuito de conceituar leitura e mediação à luz do Materialismo Histórico Dialético, investigar a prática de leitura desenvolvida por uma professora, apontando as relações presentes em suas ações e concepções e conhecer o nível de desenvolvimento e das habilidades de leitura dos participantes A pesquisa apresentou a investigação acerca do contexto da leitura dos participantes de uma instituição de ensino pública e de um Centro de Artes e Esportes Unificados, do município de Cambé Como problema de pesquisa, encontra-se o seguinte questionamento: Como as práticas pedagógicas de leitura desenvolvidas pela ação docente nos espaços escola/praça estão contribuindo para a formação de leitores? A pesquisa foi do tipo experimental, buscando investigar a ação docente, mais especificamente as ações organizadas, manipulando por meio de intervenções algum aspecto dessa realidade O tratamento dos dados foi qualitativo, identificando as ações docentes, reações, percepções e sensações dos participantes A pesquisa experimental utilizou como instrumentos de coleta: questionário acerca do conhecimento de leitura antes e depois das intervenções e observação das atividades de Hora do Conto nos campos formal e não formal Para a análise dos dados a base teórica foi o Materialismo Histórico Dialético, a Teoria Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica Acredita-se que essa pesquisa pode verificar as ações docentes e possíveis melhorias após as ações organizadas da docente responsável e das intervenções da pesquisadora acerca da leitura dos participantes Outros fatores de aproximação e distanciamentos encontrados na escola e no Centro de Artes e Esportes Unificados puderam fomentar a ação docente para outras instituições Esta pesquisa contou com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESLeituraLiteraturaEstudo e ensinoLeitoresFormaçãoReadingStudy and teachingHistorical materialismDialectical materialismTraining ofReadersLiterature - Study and teachingDa leitura na escola à leitura no espaço não formal : aproximações e distanciamentos para a formação de leitoresDissertação