Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Rocha, Marcelo Augusto2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14401Resumo: O presente estudo investigou as noções de professores de Geografia em formação continuada, a respeito dos componentes do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK – Technological Pedagogical Content Knowledge) Analisou também em que grau esses professores fazem uso em sua prática docente, desses conhecimentos isolados e combinados Investigou ainda, como se dá o processo de desenvolvendo dos conhecimentos do TPACK entre professores, na formação inicial e continuada Paralelamente, desenvolveu-se uma abordagem de ensino/aprendizagem alicerçada em diferentes teorias educacionais, gerando um contexto pedagógico integrado de conhecimentos para a formação de professores que combina o uso sistemático de instrumentos tecnológicos digitais, com teorias de aprendizagem e conteúdos geográficos Ao tratar da formação docente para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), em contextos de ensino e aprendizagem, esclarece-se que essa formação visa à promoção do modelo conceitual TPACK, por meio do desenvolvimento de técnicas pedagógicas integradas ao conteúdo geográfico e a instrumentos digitais, com o auxílio da internet A respeito do método de classificação e análise dos dados, fez-se uso da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (27) Alguns dos resultados alcançados apontam para a necessidade de implementação de disciplinas específicas que tratem das TDIC na formação inicial e de cursos de formação continuada voltados para o ensino de Geografia, sob o viés do TPACK, buscando integrar as habilidades necessárias ao professor hodierno para fazer uso das TDIC vinculadas aos processos de ensino e de aprendizagem A análise aprofundada da forma como os professores se relacionam com as TDIC possibilitou ainda, outros olhares para essa questão, além do viés formativo Como por exemplo, o estado de inércia intelectual em que se encontra uma parte dos professores em exercício na atualidadeGeografiaTecnologia educacionalAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoPrática de ensinoProfessoresGeography - EnvironmentEducational technologyInterdisciplinary approach to knowledge in educationTeacher trainingStudy and tO conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK) aplicado ao ensino de geografiaTese