Lanza, Fábio [Orientador]Patrocino, Luis Gustavo2024-05-012024-05-012014.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14993Resumo: O presente trabalho analisou as relações sociais que compõem tendo como objeto os aspectos religiosos na realidade do ambiente escolar Tanto os dados dos Censos (IBGE) quanto as pesquisas do cenário religioso nacional indicam um quadro de múltiplas e intensas relações religiosas no Brasil Essas apresentam também uma forte aproximação com as esferas políticas e econômicas gerando por vezes situações que contrariam o principio da laicidade pensada de forma republicana O crescimento da população de fiéis prostestantes das últimas décadas produzido pelo uso de técnicas de convecimento midiatizadas (proselitismo) e o acolhimento de indivíduos em situação de vulnerabilidade emocional e financeira acentuou as práticas de diferenciações institucionais das principais religiões fazendo com que as identidades religiosas e laços de pertença ganhassem importância nas representações sociais Tal fato tem proporcionado um Campo de disputa no qual os indivíduos se apresentam como agentes do conflito e praticantes da intolerância não se restringindo a locais estritamente religiosos, a ação religiosa incluí em seu espaço de expansão o sistema educacional e os ambientes escolares Neste contexto realizou-se o trabalho de analisar como as relações religiosas se comportam ante as esferas política e econômica e no ambiente escolar atraves da discipina de Ensino Religioso Para a coleta de foi necessário a utilização de variadas técnicas de pesquisa devido a complexidade e ao próprio objeto de forma a expressar mais fielmente a realidade proposta Foram realizadas pesquisas com metodologias qualitativas usando as técnicas: bibliográfica, entrevista, observações participantes, coletas em sites e em emails Com a metodologia quantitativa para descrever a pesquisa Ações Descriminatórias no Âmbito Escolar produzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) em 28, coleta de dados sobre informações dos professores de Ensino Religioso da cidade de Londrina 212, para coletar e descrever as Instituições fornecedoras de cursos de capacitação para professores de Ensino Religioso e organização de dados provenientes de várias fontes Os resultados obtidos apontam para a relação de proximidade existente entre grupos de indentidade e formações/composições religiosas e o Estado com a inteção de conduzir ou tentar conduzir os processos de implementação da disciplina de Ensino Religioso frente aos desafios trazidos pelas legislações atuais e a ausência de Parâmetro Curricular Nacional para a disciplina Também aponta o mercado criado a partir da mudança de orientação da diciplina requerida pela LDB/96-97Ensino religiosoReligião e sociologiaSociologia educacionalEducational sociologyEscola e religiões : estudo sobre desdobramentos das práticas religiosas no ambiente escolar e suas interfaces com a disciplina de ensino religiosoDissertação