Silva, Marta Dantas daCasado, Guilherme de Martino2025-02-142025-02-142024-11-25https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18563Esta dissertação investiga o conto O Loiro Eckbert do escritor alemão Ludwig Tieck. As relações com a literatura fantástica e o maravilhoso, reconhecíveis no conto, surgem das interferências originárias do não-consciente do protagonista. O mistério está presente não como manifestação do sobrenatural, mas como aquilo que habita as profundezas psíquicas do protagonista. mistério, não como manifestação do sobrenatural, mas como aquilo que habita as profundezas psíquicas do protagonista. O conto, ao apresentar o não-consciente atuando no protagonista mesmo em estado de vigília, de forma a apagar a fronteira entre o real e a imaginação, entre o consciente e o não consciente, antecede a proposta surrealista que visa borrar essas fronteiras, apresentar a atuação do não consciente para além do mundo onírico, nos fazendo compreender que o mistério habita o humano e, portanto, a vida. Pouca referência foi encontrada sobre o autor Ludwig Tieck, sendo que o escasso material a respeito de sua obra o situa como um romântico influente nos contos fantásticos. Karen Volobuef, Silvia Faustino de Assis Saes e Maria Aparecida Barbosa, responsável pela apresentação da única edição brasileira dos contos de Tieck (Feitiço de Amor e Outros Contos, 2009) são referências de base sobre a obra do autor. Sobre o fantástico na literatura contamos com a contribuição dos estudos de Tzvetan Todorov, Louis Vax, David Roas, Remo Ceserani e nas pesquisas sobre Surrealismo, foram trazidos os estudos de Claudio Willer, Maurice Nadeau e André Breton.porLudwig TieckRomantismoSurrealismoMaravilhosoMistério humano“O Loiro Eckbert” de Ludwig Tieck: um precursor do surrealismo no século XVIIIDissertaçãoLingüística, Letras e Artes - LetrasLingüística, Letras e Artes - LetrasLudwig TieckRomanticismSurrealismMarvelousHuman mystery