Lima, Sheila OliveiraOliveira, Denise da Silva de2024-10-112024-10-112024-02-26https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18025Conduzida no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina, com ênfase em Linguagem e Educação, esta tese examina a leitura como uma atividade inerentemente subjetiva, ressaltando a importância de um ensino de leitura que valorize a individualidade do leitor. Focada nos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, a pesquisa procura entender como a singularidade leitora pode ser realçada nessa etapa educacional. O objetivo é explorar as interações a partir de conceitos de mediação literária sob o prisma da subjetividade leitora, a partir das obras de Bartolomeu Campos de Queirós – Ciganos, Indez, Ler, escrever e fazer conta de cabeça, O olho de vidro do meu avô, Por parte de pai e Vermelho amargo –, examinadas à luz da autoficção. A metodologia combina abordagens dedutivas e indutivas, facilitando a análise e interpretação dos dados ao longo da investigação. Inclui-se uma revisão bibliográfica sobre a escrita do eu e a fortuna crítica de Queirós, além de discutir teorias pertinentes ao ensino de leitura. A pesquisa detalha também a realização de uma oficina de leitura literária com alunos do 8º e 9º anos em uma escola estadual de Cornélio Procópio. Os resultados sugerem que uma mediação de leitura a qual implique mais efetivamente o leitor promove um envolvimento profundo no ato de ler, ampliando a autonomia leitora e o engajamento com os textos a partir de suas experiências pessoais e expectativas.porMediação de leituraSubjetividade leitoraAutoficçãoBartolomeu Campos de QueirósOficina de leituraMediação e subjetividade: a autoficção de Bartolomeu Campos de Queirós como espelho do eu leitorMediation and subjectivity: the autofiction of Bartolomeu Campos de Queirós as a mirror of the reader's selfTeseLingüística, Letras e Artes - LingüísticaLingüística, Letras e Artes - LingüísticaReading mediationBartolomeu Campos de QueirósAutofiction;Reader subjectivityReading workshop