Gimenez, Telma [Orientador]Tognato, Maria Izabel Rodrigues2024-05-012024-05-012002.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9685Resumo: Tomando como referência à abordagem reflexiva de formação continuada de professores, esta pesquisa tem como foco de investigação um programa de educação a distância, oferecido em formato piloto, no estado do Paraná a professores de Língua Inglesa da Rede Pública de Ensino Fundamental e Médio, período de junho a dezembro de 2 Os objetivos foram: 1) identificar a abordagem (reflexiva/desenvolvimento ou prescritiva/treinamento) subjacente ao curso E59, da Open University, da Inglaterra, administrado pelo Conselho Britânico junto à Secretaria de Educação do Estado; 2) identificar os níveis de reflexão (Zeichner e Liston, 1987) encorajados pelas atividades realizadas pelos professores, ie, nível técnico, prático ou crítico; 3) analisar as percepções dos professores participantes com relação às atividades propostas pelo curso e sua possível aplicabilidade em sala de aula; 4) analisar as percepções dos professores participantes a respeito da educação a distância comparativamente à educação presencial Participaram da pesquisa 32 professores de Língua Inglesa, que atuavam na região noroeste do Estado Foram analisados os materiais empregados no curso (dois livros, uma fita de áudio e uma fita de vídeo) visando atender ao primeiro objetivo As percepções dos informantes foram captadas através de questionários com questões abertas, bem como portfolios , onde os professores registravam suas impressões, pensamentos e sentimentos Os resultados indicaram que o curso E59 contém elementos de uma abordagem reflexiva, embora as respostas e comentários dos professores evidenciados nos portfolios revelem uma concentração nos níveis técnico e prático, sem avanços na reflexão crítica da prática pedagógica do professor Muitas das atividades sugeridas pelo material do curso foram consideradas inaplicáveis pelos informantes, necessitando de adaptações para seu sucesso Com relação à comparação entre modalidades à distância e presencial, os professores se ressentiram da falta de tempo para execução das atividades propostas pelo curso, e de oportunidades de interação com outros colegasLíngua inglesaEnsino a distânciaProfessores de inglêsTecnologia educacionalStudy and teachingDistance educationEnglish teachersEducational technologyEnglish language - TrainingEducação a distância na formação continuada do professor de inglês : o caso do curso E590 da Open UniversityDissertação