Cristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]Fernandes, Aline Cristina2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16990Resumo: Em meio às mudanças ambientais impactantes na vida em sociedade, e também ao modo como a Educação Ambiental é encarada em cenário mundial e nacional, é imperativo pensar nos desafios que englobam essa temática no campo do ensino e da Formação Continuada de Professores Aliado a isso, ter atitudes inovadoras de intervenção em contextos educacionais assume uma importância central Tendo posto, esta pesquisa teve como objetivo principal analisar o processo de formação continuada de um grupo de professoras da Educação Básica como educadoras ambientais numa oficina de Educação Ambiental Crítica (EAC)Para tal, elaborou-se uma Sequência Didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 24) com vários gêneros de texto englobando o ensino de conteúdos sobre EAC(TOZONI-REIS, 27) para fazer parte de uma Sequência de Formação (FRANCESCON; CRISTOVÃO; TOGNATO, 218)A Sequência Didática, enquanto material de ensino para professores, foi escolhida como um instrumento mediador devido àsua plasticidadee possibilidades de realizar um trabalho envolvendo a práxis em uma oficina interdisciplinar Diante ao exposto, oito encontros compreenderam a implementação da oficina interdisciplinar e, além da Sequência Didática, outros três instrumentos foram utilizados para a geração de dados: questionário inicial e final, diários (REICHMANN, 213) e a produção escrita Com base nesses instrumentos, obtive subsídios para: descrever os elementos de mediação propostos para a formação continuada desenvolvida com um grupo de professoras da educação básica; identificar elementos envolvendo EAC na produção escrita interdisciplinar das docentes; e discutir as representações sociais (CLOT, 21) das professoras participantes da pesquisa sobre a Educação Ambiental no ensino de sua área disciplinar, antes, ao longo e ao final da oficina A partir da análise dos questionários, dos diários e da produção escrita, foi possível identificar e compreender o desenvolvimento das representações docentes em relação aos conceitos de Educação Ambiental Tradicional e Crítica, a colaboração e a valorização do grupo interdisciplinar, a práxis docente, a relação teórico-metodológica dos conteúdos estudados como desenvolvimento do material interdisciplinar e o (re)pensar da prática docente Com isso, concluí que os instrumentos de mediação da oficina interdisciplinar motivaram o ensino e a aprendizagem sobre a EAC, e estimularam a autonomia docente, indicando, assim, a transformação de representações sociais das docentes sobre EAC por meio da formação continuada de professores (FCP) e a necessidade de investimentos na formação docente continuada, a qual influencia a qualidade do ensino para jovens brasileirosLinguagem e educaçãoEducação ambientalEducação permanenteLanguage and educationEnvironmental educationContinuing educationA educação ambiental crítica no processo de formação continuada de professores : desafios e possibilidades para o ensino interdisciplinarDissertação