Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Favarão, Cláudia Fátima de Melo2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9801Resumo: O objetivo desta pesquisa é repensar da natureza do erro junto a professores do Ensino Fundamental, anos finais, no processo de ensino e aprendizagem em Geografia, tendo como aporte a Teoria da Atividade de Leontiev, em uma formação docente A pesquisa com abordagem qualitativa, partiu da investigação sobre a natureza do erro de duas professoras de Geografia, sujeitos da pesquisa, atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública no município de Sertanópolis, norte do Paraná Os instrumentos de coleta de dados empíricos utilizados foram a Observação Periférica, a Entrevista e o Grupo de Discussão, os quais mediaram o relacionamento entre a pesquisadora e os sujeitos pesquisados, permitindo que ambos repensassem o conceito de erro na Geografia Escolar A função principal do Grupo de Discussão foi proporcionar momentos de formação pedagógica e geográfica na perspectiva Histórico-Cultural, mobilizando professores(as) e alunos(as) em sala de aula para entrarem em Atividade A formação docente privilegiou não apenas pensar a respeito dos conceitos geográficos, mas também à prática pedagógica em sala de aula, com adaptação em estudos de Moura (24, 21, 213, 217) Para a análise, ateve-se na forma como organizavam antes do Grupo de Discussão o ensino e a aprendizagem em Geografia, destacando para essa análise três elementos: o sentido pessoal atribuído aos erros, a organização da aula (as ações) e o porquê de ensinar o conteúdo (a necessidade) Os resultados evidenciaram a relevância da sintonia entre a atividade de ensino e da aprendizagem na mobilização dos elementos da Teoria da Atividade, possibilitando encaminhamentos para a compreensão conceitual pedagógica e geográfica docente e consequentemente para seus discentes Conclui-se que esta pesquisa contribuiu para desvelar o conhecimento conceitual geográfico, contextualizando as relações entre o lugar e o global, tendo como premissa a proposição de uma Geografia mais viva e atuante na sociedadeGeografiaProfessoresFormaçãoEnsinoAprendizagemGeography - EnvironmentTeacher trainingTeachingLearningGeography - EnvironmentError analysisStudy and teachingStudy and teachingContribuições da teoria da atividade : proposições para repensar a natureza do erro no processo de ensino e aprendizagem em geografiaTese