Lanza, FábioFurlanetto, Enzo Soares2024-10-042024-10-042023-03-04https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17927A pesquisa a seguir versa sobre o ensino médio noturno, principalmente sobre os estudantes trabalhadores e o ensino de sociologia, a partir da experiência de três escolas estaduais de um município no norte do estado do Paraná, com foco nos sujeitos que estudam e trabalham. Essa pesquisa se insere no conjunto de estudos que buscam desvendar a realidade dos estudantes do ensino médio noturno e identificar as principais demandas dos estudantes frente ao ensino de sociologia. Em geral, a realidade escolar e social investigada está vinculada aos/as estudantes brasileiros/as das mais variadas faixas etárias, que possuem condições de trabalhadores (as) e estão vinculados à educação pública no período noturno. As questões que orientaram essa pesquisa e que colaboraram para a produção do material pedagógico são: como é o acesso e as condições de estudos dos estudantes do período noturno no que tange o ensino de sociologia e a sociologia do trabalho? Quais as lacunas de conteúdos e metodologias no ensino de sociologia para esse grupo social? A metodologia de pesquisa partiu da investigação bibliográfica e buscou analisar documentos, tais como o Projeto Político Pedagógico das escolas e as instruções normativas da Secretaria Estadual de Educação do Paraná e do Ministério da Educação, relativas ao ensino noturno no ensino médio. Por se tratar de uma pesquisa que opera com os conceitos formulados a partir do materialismo histórico-dialético, foi realizada análise histórica do ensino médio noturno, um estudo das leis que regulamentam o funcionamento das escolas e o trabalho no capitalismo contemporâneo brasileiro. O trabalho, enquanto conceito sociológico, é a categoria chave para interpretar e descrever como é a relação dos estudantes-trabalhadores com o ensino de sociologia e com a realidade da escola. Como resultado deste trabalho foram coletados dados que evidenciam como fechamento de turmas noturnas de ensino médio incentivou a prática da finalização dos estudos pré-universitários por intermédio de “facilitações”, como são os cursos à distância, tornando-se, assim, um “negócio de certificação”, o que diferente do princípio da escolarização. Um dos resultados da pesquisa foi um material didático intitulado “Detetive Sociológico”. O jogo acontece em meio a crimes que devem ser desvendados pelos jogadores e por se tratar de um Role-Playing Game, onde a história é construída ao decorrer do jogo, os estudantes vão se tornando verdadeiros detetives que desmistificam os crimes por meio de conteúdos sociológicos. Trata-se de um jogo com conteúdo de sociologia do trabalho com potencial para contribuir com os materiais pedagógicos que podem ser utilizados em sala de aula, como suporte para as disciplinas de Sociologia e outros componentes curriculares relacionados.porEnsino médioTrabalhoSociologiaSociologia (Ensino médio)Trabalhadores-estudantesEstudantes do ensino médio - Condições sociaisEscolas públicasEscolas noturnasEnsino médio noturno em uma cidade paranaense : estudo sociológico e elaboração de material didáticoNight high school in a city of Paraná : sociological study and elaboration of didactic materialDissertaçãoCiências Humanas - SociologiaCiências Humanas - SociologiaHigh schoolWorkSociologySociology (High school)Working studentsHigh school students - Social conditionsPublic schoolsNight schools