Brener, Fernanda MachadoAires, Ana Paula Luiz dos Santos2024-09-102024-09-102023-02-27https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17490A leitura de textos literários nas aulas de línguas adicionais pode fomentar o trabalho com aspectos culturais e linguísticos (COLLIE; SLATER, 1987). Em uma perspectiva de (multi)letramentos, a leitura literária pode promover o agenciamento crítico e criativo, em que leitores se tornam leitores-autores no processo. Nesse sentido, considerando uma aprendizagem sociocultural, pode ser proveitoso que cursos de formação de professores posicionem seus alunos como aprendizes-professores em práticas de letramento literário. Não obstante, a quantidade de pesquisas e/ou propostas de ensino que abordam o letramento literário neste contexto é ainda incipiente. A partir disto, o propósito deste trabalho é apresentar e avaliar o protótipo (ROJO, 2017) “READ/ESIGNERS”, que tenciona fomentar práticas de letramento literário (ZAPPONE, 2008; JENKINS, 2013) e instigar (futuros) professores ao trabalho com textos literários em uma perspectiva de multiletramentos (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020). A produção do protótipo está fundamentada nas quatro etapas de desenvolvimento de material didático propostas por Leffa (2007). Para a fase de análise, realizou-se um levantamento bibliográfico de pesquisas sobre letramento literário na formação de professores de línguas, bem como a caracterização dos participantes do contexto de implementação. Em seguida, o material foi elaborado e pilotado em duas turmas do curso de Letras-Inglês da Universidade Estadual de Londrina. A geração de dados deu-se a partir das produções multimodais e propostas de ensino dos professores em formação inicial. De modo a identificar se o material fomentou práticas de letramento literário (multimodal), as produções multimodais foram analisadas de duas formas: por análise de conteúdo (BARDIN, 2011) com critérios norteadores pré-definidos e análise do design (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020). No que diz respeito às propostas de ensino com o texto literário, o método empregado foi a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) com categorização indutiva. Os resultados indicam o potencial de práticas de letramento literário alicerçadas em uma pedagogia de multiletramentos, enfatizando a possibilidade para (re)construção do conhecimento e (res)significação da leitura, e do texto literário, de modo crítico-criativo. Da mesma forma, percebe-se o engajamento de professores em formação em práticas de letramentos literários multimodais, o que pode viabilizar novos entendimentos sobre o texto literário e das práticas de leitura de literatura. Por outro lado, parece haver uma dificuldade na ruptura com práticas de ensino tradicionais/monológicas (STREET, 2014) em relação ao papel de textos literários na sala de aula de língua inglesa, uma vez que os dados demonstram que a maioria das propostas de ensino parecem não refletir as experiências vivenciadas durante a intervenção.porLetramento literárioMultiletramentosFormação de professoresEnsino de línguas estrangeirasProtótipo de ensinoRead/esigners: letramento literário na formação de professores de língua inglesaRead/esigners: literary literacy in english teacher educationDissertaçãoLingüística, Letras e Artes - LetrasLiterary literacyMultiliteraciesTeacher educationLanguage teachingTeaching prototypes