Mateus, Elaine Fernandes [Orientador]Rorato, Déborah Caroline Cardoso Pereira2024-05-012024-05-012019.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9081Resumo: Esta investigação situa-se na área da Linguística Aplicada Crítica (LAC), no campo da formação docente e tem como objetivo geral investigar a construção do conceito de ensino crítico de Língua Inglesa para crianças (LIC) em um grupo de formação inicial de professores/as Os objetivos específicos são: i) identificar quais conceitos mediavam a formação do conceito de ensino crítico de LIC e suas fontes conceituais (se espontâneos, científicos ou espontâneo-científico); ii) explorar de que modos o processo de formação conceitual se constrói discursivamente O contexto desta pesquisa é um projeto de formação inicial de professores/as que, por meio de estágio não-obrigatório, atuavam com o ensino da língua inglesa nas escolas municipais de Apucarana (PR) Os encontros semanais envolviam discussões sobre teorias e práticas docentes ancoradas no viés crítico de ensino-aprendizagem e do ensino de inglês para crianças Os dados foram gerados, portanto, das gravações destes encontros que ocorreram em 216 Para análise do corpus, fiz uso do processo de codificação colaborativa de dados (SMAGORINSKY, 28; 213, SMAGORINSKY; JOHNSON, 217), da investigação linguístico-discursiva da argumentação (LIBERALI, 213) e das contribuições de Vygotsky (27; 28) acerca do desenvolvimento conceitual Os resultados indicam que os conceitos espontâneos e espontâneo-científicos representaram 86% de toda fonte conceitual das discussões do grupo, e que as emoções e subjetividades operaram um papel relevante, visto que os/as professores/as em formação mobilizaram conceitos como racismo e LGBTQ+, decorrentes de suas próprias realidades socioculturais Isso permite considerar que diferentes noções de ensino crítico são criadas de maneira mais democrática e significativa em um contexto multicultural de professores em formação Neste caso, três diferentes sentidos de ensino crítico de LIC foram identificados, quais sejam: i) ensino crítico como momentos críticos; ii) ensino crítico como momentos críticos que desencadeiam reframing empático; iii) ensino crítico como conscientização de pré-conceitos Por meio da análise dos dados foi possível compreender também que não houve a construção de conceitos e sim pseudoconceitos, haja vista o desequilíbrio entre as fontes conceituais e a inconsistência nas práticas e definiçõesProfessoresFormaçãoCriançasChildrenTeacher trainingEnglish languageStudy and teachingO processo de desenvolvimento conceitual : um estudo sobre a formação docente críticaTese