Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano [Orientador]Heshiki, Silvia Regina Akiko2024-05-012024-05-012018.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16597Resumo: Embora o uso de novas tecnologias tenha recebido maior atenção nos últimos anos, há poucos trabalhos que abordem a formação de professores de institutos de línguas em sua relação com tecnologia móvel vindo o presente estudo suprir esta lacuna Este trabalho trata de como se deu a aprendizagem de uso de ferramentas tecnológicas por professores em um instituto de línguas especializado no ensino da língua inglesa No segundo semestre de 216 notou-se uma movimentação espontânea dentre 11 docentes da instituição que procuraram aprender com colegas sobre alguns aplicativos que poderiam ser utilizados para o ensino de L2 O estudo além de verificar como se deu a aprendizagem docente sobre o uso de tecnologia procura também identificar o que favoreceu e/ou delimitou essa aprendizagem Adota uma perspectiva sociocultural, abordando o aprendizado docente no contexto de TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação) e a difusão tecnológica em uma comunidade de prática A coleta de dados se deu via enquete online e pela gravação e transcrição de entrevistas não estruturadas dos participantes da pesquisa, devidamente autorizadas A análise dos resultados foi de ordem qualitativa e quantitativa trazendo o mapeamento da disseminação de uso de ferramentas tecnológicas que recebeu a denominação “Efeito Polinizador” Foi possível concluir que o aprendizado docente se deu via propagação de conhecimento por membros da comunidade que já detinham o domínio de conhecimento tecnológico e, por novos membros que, ao se apropriarem de tal conhecimento também se esforçaram para que houvesse sua propagação A aprendizagem e sua consequente difusão se deram pela percepção de affordances e pela mediação (social, imitação e demonstração)Professores de inglêsTecnologia da informaçãoSistemas de comunicação móvel na educaçãoEnglish teachersInformation technologyMobile communication systems in educationAprendizagem de professores de inglês sobre uso de tecnologia em contexto de instituto de línguasDissertação