Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano [Orientador]Heshiki, Silvia Regina Akiko2024-05-012024-05-012018.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16597Resumo: Embora o uso de novas tecnologias tenha recebido maior atenção nos últimos anos, há poucos trabalhos que abordem a formação de professores de institutos de línguas em sua relação com tecnologia móvel vindo o presente estudo suprir esta lacuna Este trabalho trata de como se deu a aprendizagem de uso de ferramentas tecnológicas por professores em um instituto de línguas especializado no ensino da língua inglesa No segundo semestre de 216 notou-se uma movimentação espontânea dentre 11 docentes da instituição que procuraram aprender com colegas sobre alguns aplicativos que poderiam ser utilizados para o ensino de L2 O estudo além de verificar como se deu a aprendizagem docente sobre o uso de tecnologia procura também identificar o que favoreceu e/ou delimitou essa aprendizagem Adota uma perspectiva sociocultural, abordando o aprendizado docente no contexto de TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação) e a difusão tecnológica em uma comunidade de prática A coleta de dados se deu via enquete online e pela gravação e transcrição de entrevistas não estruturadas dos participantes da pesquisa, devidamente autorizadas A análise dos resultados foi de ordem qualitativa e quantitativa trazendo o mapeamento da disseminação de uso de ferramentas tecnológicas que recebeu a denominação “Efeito Polinizador” Foi possível concluir que o aprendizado docente se deu via propagação de conhecimento por membros da comunidade que já detinham o domínio de conhecimento tecnológico e, por novos membros que, ao se apropriarem de tal conhecimento também se esforçaram para que houvesse sua propagação A aprendizagem e sua consequente difusão se deram pela percepção de affordances e pela mediação (social, imitação e demonstração)Professores de inglêsTecnologia da informaçãoSistemas de comunicação móvel na educaçãoEnglish teachersInformation technologyMobile communication systems in educationAprendizagem de professores de inglês sobre uso de tecnologia em contexto de instituto de línguasTrabalho de Coclusão Final