Asari, Alice Yatiyo [Orientador]Aguiar, Marcio Miguel de2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14076Resumo: Nosso objetivo nessa pesquisa é analisar os critérios de seleção dos conteúdos escolares e discutir sua influência na organização do trabalho docente Justifica-se pela identificação do uso de práticas mecânicas de seleção dos conteúdos escolares, responsável por reproduzir as listagens de conteúdos tradicionalmente ensinados em sala de aula e dissociados das propostas de formação educacional apresentadas nos projetos político pedagógicos A seleção de conteúdos consiste em um dos elementos centrais da prática educacional, visto que está associada à definição do ideal de educação que se pretende para a sociedade e às estratégias utilizadas pelo professor para atingir esses objetivos, portanto, deve ser uma atividade consciente e autônoma Essa abordagem pauta-se na interpretação das concepções de “conteúdo escolar” presente na prática docente, na análise dos procedimentos de seleção e organização dos conteúdos de ensino e na discussão acerca da precarização do trabalho docente, e tem como pressupostos teóricos a concepção crítica do currículo escolar Com as reflexões apresentadas aqui, busca-se contribuir com o trabalho docente ao discutir o significado da seleção de conteúdos no processo de ensino/aprendizagem e apontando os principais limitadores para o desenvolvimento coerente da prática de seleção dos conteúdosProfessoresParticipação no planejamento curricularSistemas de ensinoProjetosGeografiaGeographyStudy and teaching - EnvironmentInstructional systemsDesignTeacher participation in curriculum planningPractice teachingSeleção de conteúdos e organização do trabalho docente : reflexões sobre a prática e suas consequências no ensino de geografiaDissertação