Muraro, Darcísio Natal [Orientador]Magoga, Patricia Melo2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13069Resumo: Perceber que o sistema de ensino convencional praticado no Brasil, desde os primórdios da história da educação escolar, contribui para a desagregação social, foi a motivação para o início dessa pesquisa A considerar que esse sistema de ensino sempre foi direcionado por uma elite dominante, tendo como objetivo selecionar os privilegiados para seguir no processo educacional, é possível compreender porque contribui para a divisão de classes existente no Brasil Entendemos que o genuíno papel da educação é o da formação do indivíduo para a vida comunitária, além de oportunizar que cada um, igualitariamente, possa desenvolver sua inteligência e capacidades Sendo assim, esta pesquisa tem o objetivo de mostrar que este é o caminho para uma sociedade desenvolvida e integrada socialmente, pois é por meio da educação que encontramos a oportunidade de formar cidadãos reflexivos, conscientes, críticos e sociais Indivíduos esses capazes de assumir responsavelmente a sua participação no desenvolvimento da sociedade a partir dos ideais democráticos Diante disso, o problema central dessa pesquisa é: qual é o papel da educação na efetivação de uma sociedade democrática em busca do desenvolvimento e da integração social? Para encontrar as possíveis respostas, julgamos importante compreender o sistema educacional de forma mais aprofundada por meio do estudo da filosofia da educação As obras de John Dewey e Anísio Teixeira, pensadores que dedicaram sua produção teórica nesta área da filosofia, foram as fontes primárias para esse trabalho Na perspectiva desses autores, o conceito de educação consiste em um processo reflexivo de reconstrução e reorganização da experiência A análise sobre os conceitos de democracia e educação e a reflexão sobre a relação entre eles se fez fundamental para compreender o papel da educação na efetivação de uma sociedade democrática Para tanto, no primeiro capítulo, analisamos o conceito de democracia e indivíduo na perspectiva de Dewey, destacando a teoria do pensamento reflexivo e sua função social para a educação democrática No segundo capítulo, foi discutida a concepção de educação desses autores, além de uma análise da visão do Teixeira a respeito do desenvolvimento nacional pautado na sua ideia de integração social No terceiro e último capítulo, primeiramente trouxemos a conceituação de escola nas teorias deweyana e anisiana Em seguida, foi realizada a análise da prática pedagógica do autor brasileiro expressa na dinâmica da Escola Parque, idealizada e fundada por ele, com o intuito de evidenciar a possibilidade de desenvolvimento com a abordagem da integração social Os autores entendem que à educação cabe também romper com os paradigmas alienantes impostos por uma sociedade dominante A finalidade do estudo é, ainda, provocar reflexões sobre a maneira pela qual uma sociedade democrática e integrada socialmente pode contribuir para o seu desenvolvimento Essa pesquisa seguiu uma metodologia qualitativa, de caráter bibliográfico, embasada nas obras de Dewey e Teixeira que serviram de fonte para a análise conceitual de democracia, educação, desenvolvimento e integração socialEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasDemocraciaIntegração socialDesenvolvimento socialEducation - BrazilDemocracySocial integrationProgressEducação e democracia em Dewey e Teixeira : a possibilidade de desenvolvimento e integração socialDissertação