Tonelli, Juliana Reichert AssunçãoCardoso, Leiliane Barros2024-11-262024-11-262024-09-18https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18483Concordando com a relevância da aprendizagem de línguas adicionais para a formação integral da criança (Rocha, 2007; Tonelli, 2023), a Autarquia de Educação de Apucarana-PR (AME) incluiu, desde 2014, o componente de língua inglesa no currículo de todas as escolas municipais e, a partir de 2020, o componente de língua espanhola. Os trabalhos referentes a este estudo foram realizados nessa instituição por ser o contexto em que atuo como coordenadora pedagógica. Durante os quase dez anos de implementação, vários obstáculos foram superados e conquistas alcançadas. Podem ser considerados como principais feitos, o reconhecimento das línguas adicionais como componentes no currículo educacional de Apucarana e a composição da equipe de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) contemplando todos os estudantes das escolas municipais com profissionais com formação na área. Entre os desafios encontrados nessa caminhada, destacamos, neste momento, a necessidade de conduzir os professores a aprimorarem o desenvolvimento da produção oral das crianças nas aulas de línguas. Esse se tornou nosso objetivo, já que comunicar-se oralmente permite que as crianças se socializem, construam conhecimentos e ingressem no mundo (Chaer; Guimarães, 2012), aspectos esses, fundamentais também na aprendizagem de línguas adicionais por meio de práticas sociais. Entendendo que os gêneros textuais orais são fundamentais nesse processo (Dolz; Pasquier; Bronckart, 2017), os professores de línguas adicionais das escolas públicas do município de Apucarana foram convidados a participar de encontros mediados por mim, coordenadora pedagógica da equipe de professores de LEM, com a orientação da Prof.ª Dr.ª Juliana Reichert Assunção Tonelli, em momentos destinados à formação continuada pela Autarquia de Educação. Nas reuniões, houve trocas de conhecimentos sobre práticas sociais orais (Schneuwly; Dolz, 2004) e discussões sobre sua importância na aprendizagem da criança, quando o objetivo é promover aprendizagem significativa da língua adicional (Cameron, 2001; Ramos; Roselli, 2008). A partir desses encontros e da oitiva de professores, o produto educacional aqui apresentado, o e-book “Dar a rede, ensinar a pescar: (auto)formação em práticas sociais orais no ensino de línguas adicionais com crianças”, foi desenvolvido. O material contém relatos dos encontros com os professores, princípios do ensino-aprendizagem de línguas adicionais com crianças e uma base teórica fundamentando a imprescindibilidade de partir da oralidade no ensino de línguas adicionais (Rocha, 2007). No e-book também há fichas de propostas de práticas sociais orais para serem desenvolvidas com as crianças nas aulas de línguas adicionais. As fichas apresentam orientações para aplicação de diferentes gêneros textuais orais nas aulas, objetivando facilitar o trabalho dos professores de línguas dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao desenvolver a oralidade com os estudantes. O presente artigo se encarrega de relatar o processo percorrido de estudos e a criação do produto educacional.porLínguas adicionais com criançasGêneros textuais orais(Auto)formaçãoLíngua inglesaLíngua espanholaDar a rede, ensinar a pescar: (auto)formação em práticas sociais orais no ensino de línguas adicionais com criançasGive the net, teach how to fish: (self)training in oral social practices in additional language teaching with childrenDissertaçãoLingüística, Letras e Artes - LetrasLingüística, Letras e Artes - LetrasAdditional languages with childrenOral textual genres(Self)trainingEnglish languageSpanish language