Berbel, Neusi Aparecida Navas [Orientador]Santos, Adriana Malinowski dos2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14216Resumo: Com o presente estudo, realizado por meio da Metodologia da problematização com o arco de Maguerez, analisam-se as concepções e práticas de avaliação da aprendizagem em educação a distância (EaD) num curso de formação de gestores de EaD realizado a distância, por uma universidade pública do centro-oeste brasileiro A investigação foi realizada para o alcance do objetivo maior de analisar criticamente a avaliação da aprendizagem em educação a distância em um curso de formação para gestores de EaD Na primeira etapa do estudo, foram consultadas algumas fontes de informações iniciais, tais como resgate de memória de experiências com o tema, elementos da literatura e a identificação de características de um curso de formação de gestores de EaD, a distância, que analisadas e questionadas, permitiram elaborar o seguinte problema de estudo: Qual a concepção de avaliação da aprendizagem, que sustenta a prática avaliativa no curso de formação de gestores de EaD, a distância? Como está constituída a prática avaliativa em tal curso? Que tratamento é dado ao erro nas atividades avaliativas nesse curso? Foram definidos três pontos-chave para o desenvolvimento do estudo: 1- A educação superior a distância no Brasil e as características da avaliação da aprendizagem; 2- As relações entre a arquitetura do curso em foco e os recursos disponíveis face à prática avaliativa prevista no projeto político pedagógico e aquela efetivamente praticada; 3- A formação dos responsáveis pela avaliação da aprendizagem dos alunos em cursos de formação a distância e suas consequências Em relação ao primeiro ponto-chave, por meio de consulta à literatura, com a contribuição de autores como Luckesi, Berbel, Libâneo, Hoffmann, Palloff, Pratt, Perrenoud e Hadji, além de Kenski, Castells, Lévy, Palloff e Pratt, Primo, entre outros da área de EaD, concluiu-se que a EaD tem características peculiares que podem ser aproveitadas para a realização de avaliação formativa Em relação ao segundo ponto-chave, tratando da arquitetura do curso e recursos disponíveis, por meio de análise da literatura e do curso em foco, concluiu-se que o curso aproveita os recursos interativos para realizar uma avaliação de cunho mais formativo Em relação ao terceiro ponto-chave, foi possível verificar que se faz importante uma formação específica dos docentes para atuar a distância Em síntese, concluiu-se que o tutor teria condições de avaliar e intervir na aprendizagem do estudante pois são propostas atividades que fomentam e pressupõem ações de argumentação, contra-argumentação, comparação e confrontação de ideias, mas nas atividades analisadas percebeu-se que faltam intervenções do tutor no sentido de corrigir erros/desvios impede a auto-regulação da aprendizagem pelos alunos Como hipóteses de solução propôs-se a divulgação deste trabalho entre os envolvidos na realização do curso focalizado, a criação de um curso sobre avaliação para tutores de EaD e também a divulgação dos resultados deste trabalho em periódicos, em eventos científicos entre outros Nosso compromisso de ação transformadora será envio desta investigação para os responsáveis pelo curso focalizado, assim como a sua divulgação em diferentes eventos da área educacionalProfessores de ensino a distânciaFormaçãoAprendizagemAvaliaçãoEnsino a distânciaDistance educationAvaliação da aprendizagem em curso de formação de gestores de EaD a distânciaDissertação