Santos, Adriana Regina de Jesus [Orientador]Silva, Thaise Pereira da2024-05-012024-05-012019.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10326Resumo: A presente pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina e à Linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas do núcleo de Formação Docente, bem como ao grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Currículo, Formação e Trabalho Docente, foi desenvolvida com base nos seguintes questionamentos: quais as práticas de mediação realizadas no contexto de uma escola municipal da cidade de Cambé-PR e como os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, em consonância com a Pedagogia Histórico-Crítica, são materializados na instituição, tendo como referência a alfabetização de crianças do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental? Objetivou-se, portanto, compreender como se dá a mediação no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a fim de identificar como são vistos, no cotidiano da sala de aula, os pressupostos teóricos e metodológicos da Teoria Histórico-cultural em consonância com a Pedagogia Histórico-Crítica Para o estudo, pretendeu-se, especificamente: a) investigar de que forma a mediação vem sendo realizada durante o ciclo de alfabetização de crianças do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Cambé, considerando que tal instituição tem o seu projeto político pedagógico fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica; b) analisar em que medida a abordagem teórica contemplada no PPP da escola em questão direciona as mediações pedagógicas realizadas no contexto escolar; c) identificar as percepções de professores e gestores acerca da mediação no contexto escolar; d) fomentar a discussão sobre a mediação do conhecimento científico, considerando os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, fundamentadas pelo método dialético A metodologia se consistiu na pesquisa qualitativa, de abordagem crítico-dialética Os dados foram coletados por meio da pesquisa de campo Assim, foram realizadas observações participativas, análise documental e entrevistas com professores e gestores de uma instituição pública do município de Cambé-PR A análise dos dados ocorreu por meio das categorias dialéticas: trabalho; práxis; mediação; fenômeno e essência; e conteúdo e forma Os resultados apontaram que existem lacunas no trabalho desenvolvido, pautado nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, especialmente, no que se refere à apropriação da abordagem teórica adotada pela instituição em questão e, portanto, uma fragilidade na formação de conceitos, contribuindo, dessa forma, para a reflexão sobre a mediação pedagógica no processo de alfabetizaçãoEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasMediaçãoAlfabetizaçãoEducation - BrazilMediationLiteracyA mediação no processo de alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental I : uma reflexão dialético-pedagógicaDissertação