Araújo, Angélica Lyra de [Orientador]Ribeiro, Katie Fabiane2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8963Resumo: O objeto desta pesquisa são os jovens estudantes do Ensino Médio público, no município de Cambé, e objetivou-se (re)pensar suas identidades juvenis em interface com o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as possibilidades de mediar o processo ensino-aprendizagem em Sociologia através desse universo Os estudantes estão inseridos na modernidade líquida (BAUMAN, 21) e tem como marcas a efemeridade, a individualidade e a fluidez em todos os aspectos da vida social Neste contexto, outro fenômeno se evidencia: a negação da verdade, a irreflexão e, ao mesmo tempo, uma indiferença com relação aos fatos Essa nova consciência líquido-moderna é a consciência da pós-verdade (TESICH, 1992), um culto às crenças e paixões individuais, projetadas a longo alcance, de tal modo a criar comunidades que compartilham das mesmas crenças e sentimentos O ciberespaço (LEVY, 1997) torna-se um lugar próprio deste contexto, haja vista suas características fluidas e de informações constantes, bem como, das Redes Sociais (RECUERO, 29) Assim, pensar o ensino de Sociologia para os jovens estudantes é pensar em experiências de ensinagem (ANASTASIOU, 22) e de metodologias ativas (MORAN, 215) que sejam capazes, em um contexto de irreflexão, de despertar o pensamento crítico e a reflexão sobre a realidade que se inserem Diante disso, problematizou-se os usos que essas juventudes fazem nas NTIC e as possibilidades para o ensino de Sociologia através deste “universo digital” A pesquisa ocorreu em 219 e combinou os métodos quantitativo e qualitativo – por meio de um questionário semiestruturado, pôde-se compreender as interfaces dos jovens estudantes com as NTIC, através do uso das redes sociais e da influência dos Youtubers em suas experiências online e de aprendizagem; em um segundo momento, propôs-se uma experiência didática através da produção de vídeos, quando realizou-se uma observação participante A análise dos vídeos que resultaram desta experiência didático-metodológica evidenciou que, apesar de alguns percalços, os estudantes conseguiram desenvolver processos de reflexão sobre a realidade que vivem, perpassando a desnaturalização e o estranhamento do meio, de forma a desenvolver o pensamento crítico Os resultados apontam para a importância de considerar o potencial das NTIC como recurso para o processo de ensino-aprendizagem de Sociologia em uma perspectiva que centre o processo nos jovens estudantesSociologiaEstudo e ensinoJuventudeTecnologia da informaçãoSociologyYouthInformation technologyStudy and teachingJuventudes no ensino médio : produção de vídeos como recurso metodológico para o ensino de sociologiaTrabalho de Coclusão Final