Oliveira, Francismara Neves de [Orientador]Santos, Regina Lemes dos2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13440Resumo: O estudo teve como objetivo discutir a prática medicalizante no âmbito escolar, de alunos com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e que fazem uso do Cloridrato de Metilfenidato visando a promoção da resiliência O modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano foi adotado como aporte teórico-metodológico para o estudo da resiliência neste contexto Para tal, foram analisadas as significações produzidas por profissionais da saúde (neuropediatra, psicólogo); profissionais da educação (pedagogos, professores); alunos e respectivos familiares Participaram do estudo 4 sujeitos, distribuídos da seguinte forma: 1 psicólogo, 1 neuropediatra; 5 pedagogas, 11 professores; 1 alunos, 12 familiares Os dados foram coletados por meio de entrevista em um contexto escolar específico, constituído por 6 escolas da Rede Municipal Regular de Ensino de uma cidade do Norte do Paraná A pesquisa adotou abordagem qualitativa, de cunho descritivo, na modalidade de estudo de caso As categorias de análise foram construídas a partir do que emergiu dos dados das entrevistas, respeitando-se o princípio da contextualidade, característico das pesquisas aportadas no Modelo Bioecológico O software Qualitative and Mixed Methods Data Analysis (MAXQDA) foi utilizado no processo de organização e sistematização inicial dos dados Os resultados apontaram para a necessidade de refletir acerca do discurso determinista frequente no diagnóstico TDAH e repensar as práticas rotuladoras que podem comprometer a relação com os pares e com o saber As condições nas quais o processo diagnóstico é realizado neste contexto, foram admitidas como risco ao desenvolvimento do sujeito e ao processo de aprendizagem escolar, em detrimento dos fatores de proteção, constituintes das redes de apoio à aprendizagem, importantes à promoção da resiliência neste contexto Os dados nos permitem inferir que no contexto de alunos diagnosticados com TDAH e tratados pela via medicamentosa, a promoção da resiliência pode resultar no estabelecimento de redes protetivas Para isto, é preciso reconhecer a interferência de vários elementos, inclusive os da esfera macrossistêmica, no contexto da aprendizagem escolar O estudo aponta a necessidade de pesquisas futuras que enfatizem práticas interventivas visando a promoção da resiliência no contexto escolar de alunos que fazem uso da medicação como favorecedora da aprendizagemEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasDistúrbio da falta de atenção com hiperatividadeResiliência (Traço da personalidade)Resilience (Personality trait)Attention-deficit hyperactivity disorderResiliência no contexto de alunos diagnosticados com TDAH à luz da teoria bioecológica do desenvolvimento humanoDissertação