Henning, Leoni Maria Padilha [Orientador]Ferreira, Elaine de Souza2024-05-012024-05-012022.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9495Resumo: A presente pesquisa trata da inexperiência e experiência democrática no contexto brasileiro sob a perspectiva de Paulo Freire, tendo em vista a organicidade e a práxis pedagógica do diálogo Justifica-se pela necessidade de buscarmos uma educação para a democracia e que possibilite experiências para a formação de hábitos de colaboração, participação e solidariedade, enfatizando a importância da investigação e do pensamento crítico-reflexivo na busca por uma educação para a democracia Encontramos na filosofia de Paulo Freire uma base conceitual importante para refletirmos sobre educação democrática O objetivo principal é a reflexão sobre a importância da práxis pedagógica do diálogo para uma educação democrática Para alcançar esse objetivo utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, que possibilitou o estudo de conceitos de (in)experiência democrática, organicidade e práxis educacional A pesquisa pretende ser um estudo na área de filosofia da educação que contribua com a reflexão sobre a práxis pedagógica no contexto escolar Consideramos o contexto histórico-social vivido pela sociedade brasileira sob olhar de Freire e a maneira como isso interfere nas experiências ou inexperiências democráticas do país, destacamos os educadores Anísio Teixeira e Álvaro Vieira Pinto, influentes figuras reconhecidas a Freire para suas reflexões Em 1964 vivenciamos o processo de despolitização forçada com o golpe da ditadura cívico militar brasileira Freire é acusado de subverter a ordem instituída precisando interromper seus programas de educação e alfabetização popular, saindo para o exílio primeiramente em países da América Latina, permanecendo no Chile por cinco anos Analisamos a experiência política do educador, assim como a sua concepção de experiência democrática como prática da liberdade e modo de vida Procuramos ainda recordar sobre sua reinserção ao Brasil pós anistia e sua gestão democrática frente a secretaria da educação de São Paulo Abordamos sobre alguns de seus princípios e ideias para a construção de uma educação democrática para a libertação dos oprimidos O desafio observado é o problema da inexperiência democrática da sociedade, uma vez que desde o início de nossa história o país viveu dificuldades quanto a não participação do povo nas questões gerais da nação, ou seja, reforçou a antidemocracia Sobre o tema consideramos a organicidade da práxis pedagógica do diálogo e da libertação de Freire, principalmente em contextos de opressão Abordamos sobre a não neutralidade da educação e sua politicidade em oposição a temas relacionados à Escola Sem Partido (ESP) por se tratar de um movimento reacionário e conservador com objetivo de privilegiar o contrário da pedagogia democrática, humanizadora e libertadora defendida por Freire Também reforçamos a importância do combate aos discursos de ódio e o fortalecimento do respeito e tolerância à diversidade Refletimos sobre o papel da escola para a democracia e inclusão das novas tecnologias, considerando a perspectiva de Freire sobre o uso das ferramentas digitais em sala de aula, reforçando a importância de uma educação crítica para combatermos a desinformação das Fake News que muito afetam a busca por uma sociedade democrática Procuramos destacar que democracia, como sistema de vida, pressupõe a participação efetiva da sociedade em busca de um bem comum a todos seus integrantes, levando-os ao processo de humanizaçãoEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasDemocraciaPrática de ensinoDiálogoEducation - BrazilDemocracyPractice teachingDialogue(In)experiência democrática, organicidade e práxis educacional em FreireDissertação