Giglio, Thalita Gorban FerreiraArrebola, Camila Lima Chechin Camacho2024-10-042024-10-042024-08-12https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17892Com o desenvolvimento das atividades humanas, as cidades passaram a ampliar o seu consumo de energia elétrica e os impactos de seu uso vêm causando mudanças no clima. Esse aumento está atrelado à necessidade de criar meios adequados de conforto nos espaços construídos. Em todo mundo, diversas foram as estratégias para proporcionar ambientes com uso adequado de energia, associado à qualidade ambiental. Nos edifícios escolares tem-se a oportunidade de realizar estudos direcionados para a eficiência energética, pois constituem contextos formadores da sociedade. Portanto, investigou-se a totalidade do parque imobiliário gerido pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina-PR, levando em consideração que esse setor foi o maior consumidor de energia elétrica entre todas as secretarias municipais, a partir de 2018. A pesquisa gera singularidade ao propor um método estatístico de benchmarking energético, em abordagem top-down, com a utilização do software TS-Sisreg® - Sistema de Regressão Múltipla. A proposta é direcionada as edificações com base em dados históricos de consumo de energia elétrica, características construtivas, uso e ocupação, do ano de 2022. A metodologia empregada foi estruturada em quatro etapas: a construção de um banco de dados reais; a análise e tratamento de dados; a validação do modelo de benchmarking energético; e a classificação de desempenho energético dos edifícios, a qual permitiu a hierarquização energética das edificações escolares públicas. Foram definidas como variável dependente o consumo anual de energia elétrica e independentes a área construída, existência de quadra coberta, área do terreno, densidade ocupacional e horas de ocupação. Com base nestes dados, definiu-se a equação preditiva com a utilização do modelo de regressão linear múltipla, possibilitando a classificação das unidades escolares em dois indicadores energéticos (EUIs), consumo por área (kWh/m²/ano) e consumo por usuário (kWh/usuário/ano). O processo foi gerado com a realização da classificação de A à E referente aos EUIs, nas quais os edifícios ficaram categorizados como: A, eficiente; B, C e D típicos; e E, ineficiente. O desempenho energético por área das edificações para os valores calculados está no intervalo de 7,51 a 47,77 kWh/m²/ano e os observados estão entre 3,31 e 47,94 kWh/m²/ano. Em relação aos EUIs para usuário por ano, os valores estão entre 13,56 e 125,40 kWh/usuário/ano para o calculado e 16,56 a 147,68 kWh/usuário/ano em relação ao observado. Ao interpretar o contexto do estudo realizado no parque escolar sugere-se que a metodologia proposta tem potencial de replicação em outras realidades correlatas. Tem-se como expectativa de que esta abordagem seja uma ferramenta para a sistematização de análises energéticas contínuas, incentivando a cultura do bom uso dos recursos disponíveis, e a proposição de retrofits em estudos futuros, visto que ele permite ser adaptado a outras realidades escolares.porBenchmarking energéticoDesempenho energético em edificaçõesEdifícios escolares em operaçãoBenchmarking energético de edificações escolares do município de Londrina: uma abordagem top-downEnergy benchmarking of school buildings in the municipality of Londrina: a top-down approachTeseEngenharias - Engenharia CivilEngenharias - Engenharia CivilEnergy benchmarkingEnergy performance in buildingsSchool buildings in operation