Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano [Orientador]Sodré, Camila Christiane Clivati2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13927Resumo: Este artigo relata uma experiência de uso de dispositivos móveis e redes sociais no ensino de língua inglesa em contexto de ensino médio em escola pública As Diretrizes Curriculares de Línguas Estrangeiras Modernas do Estado do Paraná propõem que a aprendizagem da língua estrangeira leve ao engajamento discursivo dos aprendizes Além disso, a literatura atual nos aponta que as habilidades do letramento digital são pré-requisitos essenciais aos adolescentes e jovens para que os mesmos possam participar de forma consciente em um ambiente digital A fim de promover esse engajamento, foi proposto um projeto intitulado How I feel my school no qual os alunos deveriam fazer um registro fotográfico da escola com dispositivos móveis, postagem na rede social Facebook com descrições e posterior comentário por parte de colegas Os dados provem da produção dos alunos e foram analisados pela perspectiva dos estudos da identidade e letramento digital, apoiando-se na Teoria da Atividade para se compreender essa nova atividade Os resultados apontam que a atividade possibilitou aos alunos assumirem a identidade de participantes da comunidade de usuários do inglês, o que rompe com o padrão de autoexclusão das aulas de língua estrangeira descrito por pesquisadores da área Além disso, a atividade contribuiu para a apropriação subjetiva da língua inglesa e ao desenvolvimento do letramento digital A atividade também inseriu novas ferramentas digitais na comunidade com fins pedagógicos, levou a ação colaborativa entre os alunos e reposicionou os papéis dos alunos e professorFacebook (Recursos eletrônicos)Letramento digitalStudy and teachingEnglish languageO uso de dispositivos móveis e a rede social Facebook na escola : engajamento, letramento digital e aprendizagem de língua inglesaTrabalho de Coclusão Final