Fontenele, Heliana Barbosa [Orientador]Palma, Luana Cristina Romero2024-05-012024-05-012019.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8400Resumo: As avaliações funcionais da superfície do pavimento geram como resultados índices de condição e garantem que a via seja classificada de acordo com o estado em que ela se encontra no momento da aquisição dos dados A periodicidade dessas avaliações gera um histórico de dados, possibilitando o estudo do comportamento da estrutura do pavimento ao longo de sua vida útil, e serve como ferramenta em um Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) O objetivo geral desta pesquisa é analisar o efeito do transporte público por ônibus na condição dos pavimentos flexíveis de um campus universitário O trabalho foi desenvolvido a partir de avaliações funcionais do tipo subjetiva e objetiva realizadas no ano de 217 e 218 A avaliação subjetiva, feita por um painel composto de 7 avaliadores em 217 e 6 avaliadores em 218, baseou-se no procedimento descrito na especificação do DNIT 9/23, e a avaliação objetiva baseou-se no método de classificação do Pavement Condition Index (PCI) A área de estudo foi dividida em trechos, o que possibilitou a comparação dos dados entre os trechos impactados pelo transporte público por ônibus e os não impactados Com os dados obtidos nas avaliações de 217, foram desenvolvidos modelos para obtenção de índices de condição do pavimento (ICP) em que as variáveis dependentes ICPSUBJ e ICPPCI foram correlacionadas com o volume diário médio de ônibus (VDMÔNIBUS), o fator de veículo (FV) e as densidades dos 5 defeitos mais frequentes da malha viária avaliada As equações foram obtidas por meio de regressão linear múltipla, e as análises quanto à significância da regressão se deram a partir do Teste F e dos coeficientes de correlação Também foram realizados testes de hipótese sobre os coeficientes da regressão, a fim de determinar quais variáveis se mostravam significativas para o modelo Foi possível concluir com a pesquisa que o transporte coletivo por ônibus é um fator determinante na deterioração do pavimento Dentre os diversos defeitos levantados em campo, os mais recorrentes nas vias impactadas pelos ônibus do transporte público foram o intemperismo, as trincas longitudinais e transversais, as trincas por fadiga, os buracos, e os remendos Quanto ao comportamento das variáveis de tráfego nos modelos desenvolvidos, observou-se que quando aplicadas em uma mesma base de dados, o VDMÔNIBUS se apresentou relevante apenas para a variável resposta ICPSUBJ, e o FV se mostrou relevante para o ICPPCI Quando aplicadas essas variáveis isoladamente, o FV também se mostrou significativo para o ICPSUBJ Após definidas as equações de regressão, foram aplicados nos modelos desenvolvidos os dados levantados no ano de 218, a fim de analisar a correlação linear entre os índices observados com os calculados Por meio da validação, concluiu-se que os modelos apresentaram aspectos estatísticos satisfatórios, destacando-se a obtenção de coeficientes de determinação (R²) superiores a ,6Pavimentos de asfaltoÔnibusRuasPavements, asphaltBusesStreetsImpacto do transporte público por ônibus na condição da superfície dos pavimentos flexíveis em vias urbanasDissertação