Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]Silva, Jackson Barbosa da2024-05-012024-05-012006.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12439Resumo: O objetivo desse estudo é analisar canções-rock, focalizando-as como um gênero textual, a fim de transformá-las em objeto de escolarização que seja, ao mesmo tempo, um instrumento de comunicação e um objeto de ensino-aprendizagem, e fornecer material para a criação de um modelo didático do gênero que auxiliará o professor de línguas em sala de aula Os objetivos específicos a serem alcançados na pesquisa são: a) abordar a canção-rock percebendo-a como um objeto semiótico sincrético, isto é, que possui duas materialidades, a sonora e a verbal, buscando observar como ocorre a interação entre melodia, o ritmo e letra; b) investigar as letras das canções-rock como textos em prosa, podendo assim, serem lidos de forma horizontal, além da leitura vertical, em estrofes e versos; e c) analisar a organização global interna das canções-rock quanto à sua composição estilística, seus mecanismos de textualização e mecanismos enunciativos Para tanto, buscamos realizar duas tarefas básicas: a) resgatar o contexto sócio-histórico em que se desenvolveram as canções-rock dos anos 8, nosso objeto de análise, a partir da investigação do fenômeno rock na perspectiva mundial, desde seus primórdios, para, em seguida, descrever e analisar suas implicações para o movimento rock-Brasil; b) analisar a canção-rock dos anos 8 em suas características formais e estéticas, partindo de seu contexto de produção, sua estrutura composicional, seu conteúdo temático e seus traços estilísticos, permitindo sua caracterização como gênero textual de resistência As categorias de análise utilizadas levarão em consideração o modelo de análise proposto pelo interacionismo sócio-discursivo, analisando o contexto sócio-histórico de produção dos textos e sua arquitetura interna, constituída por três camadas: a infra-estrutura geral do texto, os mecanismos de textualização e os mecanismos enunciativos Nosso procedimento metodológico se fundamenta primeiramente na perspectiva enunciativa bakhtiniana que estabelece o enunciado oral e escrito como unidade real da comunicação verbal, procedente dos integrantes de uma determinada esfera da atividade humana e sobre os pressupostos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999), que entende a linguagem "como um instrumento semiótico através do qual o homem existe e age, interpretando os fatos de linguagem como traços das condutas humanas contextualizadas socialmente" Sob a perspectiva do interacionismo sócio-discursivo (ISD) proposto por Bronckart, deve-se primeiramente examinar as relações que as ações de linguagem mantêm com os parâmetros do contexto histórico-social em que estão inscritas, passando para as capacidades que as ações colocam em funcionamento e então para as condições de construção dessas capacidades Como o objetivo desta pesquisa foi analisar a canção-rock a fim de fornecer material que possa ser utilizado em sala de aula de línguas, acreditamos que as categorias de análise que utilizamos são suficientes para descrever a canção-rock como um gênero textual, buscando uma aproximação entre o que postulam os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Brasil, 1999), isto é, que os textos são produtos de uma história social e cultural, um instrumento semiótico através do qual o homem existe e age O modelo do interacionismo sócio-discursivo (ISD) proposto por Bronckart foi suficiente para caracterizar a canção como um gênero textual autônomo, isto é, independente e não como um gênero englobado no gênero textual "poema" A caracterização da cancão-rock como gênero textual decorre do fato de que ela é produzida na esfera da criação artística, e apresenta parâmetros de ação de linguagem que envolvem um autor-criador que desempenha na sociedade o papel social de artista, uma personalidade pública, formador de opinião, disseminador de comportamentos, introdutor de modas, modismos, modos de falar, de pensar, de se comportar, a quem a sociedade "permite" a expressão livre de novas posturas em relação às regras sociais e em relação a fatos sociais A canção-rock é produzida tendo em vista um destinatário (virtual ou não), o ouvinte, a quem compete compreender os sentidos do texto e manifestar a contra-palavra por meio da audição e negação da forma como é tratado o tema Ao contrário do que se pode inferir da aparência pessoal de um "roqueiro", o compositor da canção-rock promove reflexões sobre a situação existente, normalmente de cunho social, convidando o interlocutor a reagir, compartilhando ou não dos valores expressos pelo enunciador da canção, em suma, provoca a reação-resposta ao seu apelo de resistência O reconhecimento da canção como gênero textual autônomo também se apóia na forma como sua organização textual é influenciada pelo contexto de produção, tanto como resultado de um comportamento verbal concreto, ação de linguagem inscrita no quadro das atividades de uma formação sócia A resistência é a marca desse gênero textual, caracterizando-se na sua materialidade sonora pela batida forte e pela simplicidade da harmonia, o que exerce um apelo emocional, que seduz adeptos e fãs nos quatro cantos do mundo Na sua materialidade verbal, essa resistência é caracterizada pela crítica aos valores e regras tradicionais impostos pela sociedade, que são contestados pelos jovens, que expressam a sua aversão e desacordo com os padrões ditados pelas classes dominantes Ao explorar o conhecimento sobre este instrumento de comunicação, esperamos contribuir para o enriquecimento das possibilidades de uso da linguagem, implicada na prática de escuta da canção-rock como um gênero textual que se configura na dimensão textual da expressão oral (dirigida para um destinatário-ouvinte) e na dimensão textual da expressão escrita (para um destinatário-leitor)Música popularGêneros textuaisRockInteracionismo sociodiscursivoSocio-discursive interactionismTexty genresRock musicA canção-rock nos anos 80 : um genêro textual de resistênciaDissertação