Soriano, Jeane Barcelos [Orientador]Kubo, Keila Cristina de Moraes Lima2024-05-012024-05-012012.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13909Resumo: As exigências de produtividade científica junto aos Programas de Pós-Graduação em geral, e especificamente, na área da Educação Física podem influenciar a conduta dos pesquisadores ao disseminar o conhecimento científico Assim, o objetivo deste estudo foi identificar as estratégias descritas pelos estudantes de doutorado em Educação Física para disseminar o conhecimento científico Para isso, adotamos a abordagem quantitativa com um estudo do tipo exploratório A coleta dos dados foi realizada por meio de um instrumento elaborado, que teve a literatura sobre o assunto estudado como base inicial O instrumento foi avaliado por especialistas e aplicado em um estudo piloto O instrumento era composto por itens relacionadas à características demográficas; uma lista de itens sobre estratégias de disseminação do conhecimento com respostas em uma escala do tipo Likert; e uma lista com cinco práticas de pesquisa inadequadas para serem enumeradas em ordem que iria da mais condenável para a menos condenável Analisamos os dados usando primeiramente testes estatísticos não-paramétricos, sendo aplicada a estatística descritiva, por meio da frequência absoluta e relativa, o Kolmogorov-Sminorv e o Coeficiente de Concordância W de Kendall No segundo momento empregamos dois testes estatísticos paramétricos, sendo o Coeficiente de Cronbach e posteriormente a Análise Fatorial Constatamos que os estudantes de doutorado em Educação Física não reconhecem que práticas inadequadas para disseminar o conhecimento, como falsificação, fabricação e plágio estejam sendo adotadas Porém verificamos que os estudantes identificaram a ocorrência de práticas como autoria presenteada e fracionamento de pesquisa Consideramos que além de identificar quais estratégias vem sendo empregados na disseminação do conhecimento é preciso também compreender as causas de suas ocorrências para que seja possível combatê-las e propiciar reflexões fundamentais sobre o processo de formação de recursos humanos para a condução de pesquisa com responsabilidadeEducação físicaEstudo e ensinoEducação físicaPesquisaPhysycal education and trainingStudy and teachingPós-graduação em educação física e produção de conhecimento : estratégias para disseminação cientifícaDissertação