Lara, Larissa Michelle [Orientador]Araujo, Marta Soares2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15478Resumo: A presente pesquisa objetivou identificar e analisar as representações sociais instituídas no imaginário social dos profissionais de Educação Física (PEF) vinculados aos Núcleos de Apoio a Saúde da Família de Londrina sobre a intervenção profissional que produzem na Estratégia Saúde da Família (ESF) Utilizamos como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais proposta por Serge Moscovici e a Análise de Discurso pautada nos estudos de Eni Orlandi Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e, posteriormente, transcritas na íntegra Identificamos como o núcleo central da representação social a própria ESF e os sistemas periféricos desta representação referem-se: a) ao papel do PEF; b) ao perfil do PEF; c) ao trabalho em equipe Os resultados da pesquisa apontam que o distanciamento existente entre a formação inicial e o exercício profissional da Educação Física neste campo apresenta-se como um obstáculo real à intervenção orientada pelos princípios da Atenção Básica à Saúde Neste sentido, os PEF atribuem aos cursos de pósgraduação, especialmente à Residência Multiprofissional em Saúde da Família, o papel de prepará-los adequadamente para o trabalho em equipe (matriciamento, consultas compartilhadas, discussão de casos etc) e com grandes coletivosProfissional de educação físicaRepresentações sociaisSocial representationsOs sentidos das representações sociais sobre a intervenção do profissional de educação física na Estratégia Saúde da FamíliaDissertação