Franco, Sandra Aparecida PiresKlem, Suelen Cristina dos Santos2024-08-202024-08-202023-02-10https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17234Esta pesquisa teve como objetivo central compreender a contribuição das atividades de leitura acerca de personagens negras na Literatura com alunos do Ensino Fundamental para ampliação da capacidade leitora e desenvolvimento do psiquismo humano, como: memória, consciência, percepção, atenção, fala, pensamento, vontade, formação de conceitos e emoção. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, na Linha de pesquisa – Docência: Saberes e Práticas do Núcleo de Ação Docente. O trabalho possui natureza dialógica e foi realizado sob a regência da professora-pesquisadora, juntamente com dez alunos da turma de sétimo ano do Ensino Fundamental (Anos Finais) em uma escola pública na cidade de Londrina, Paraná. Para o problema de pesquisa investigou-se: Como as atividades de literatura com temática africana ou afro-brasileira contribuem para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores em alunos do Ensino Fundamental? Como justificativa, ressalta-se a relevância social do trabalho educativo de permitir o contato dos alunos com a leitura de obras e produções textuais que valorizem a cultura negra, as quais contribuem para romper com os estigmas raciais, independentemente de suas etnias. Destaca-se ainda, a mediação do trabalho docente e a organização do ensino com base nos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, pois estes referenciais teóricos possibilitam o desenvolvimento dos indivíduos durante o processo formativo. Para a produção de dados (devido ao ensino híbrido) utilizou-se: a gravação (no Google Classroom e pelo Meeting) das atividades durante aulas presenciais, com o uso de gravador de voz, fotografias, questionários e entrevistas individuais. Como se trata de uma pesquisa quase experimental optou-se pelo tratamento qualitativo dos dados com a abordagem crítico-dialético. Os resultados apontam que o processo de humanização do indivíduo acontece por meio das relações que se estabelecem com os instrumentos mediadores da cultura historicamente construída, a partir da apropriação da função social da leitura literária e produção textual. Conclui-se que, em decorrência da escolha metodológica e da práxis docente, abrem-se perspectivas para desenvolvimento do psiquismo humano e ampliação da capacidade leitora com a leitura literária em alunos dos Anos Finais.porEnsino Fundamental dos Anos FinaisPersonagens negras na LiteraturaAtividades de leitura literáriaTeoria Histórico-CulturalA literatura afro-brasileira: atividades de leitura literária com alunos do ensino fundamental (anos finais)Afro-Brazilian literature: literary reading activities with elementary school students (final years)DissertaçãoCiências Humanas - EducaçãoElementary School of the Final YearsBlack Characters in LiteratureLiterary reading activitiesHistorical-Cultural Theory