Broietti, Fabiele Cristiane DiasRibas, Jeferson Ferreti2024-11-062024-11-062024-05-22https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18408Nesta Tese é apresentado um estudo, de natureza qualitativa, relacionado à análise da produção escrita de estudantes do Ensino Médio em questões de Ciências do PISA que abordam conceitos químicos. O estudo tem como objetivo responder a questão de pesquisa: “Quais conhecimentos científicos e Práticas Científicas são manifestadas na produção escrita de estudantes do Ensino Médio ao responderem questões de Ciências do PISA? E quais suas relações?”. Para tanto, questões de Ciências da avaliação internacional em larga escala PISA foram propostas a 101 estudantes da 3ª Série do Ensino Médio de três instituições públicas de ensino localizadas no Município de Londrina. À luz dos procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo, as produções escritas, que correspondem às respostas/explicações dos estudantes, foram coletadas, organizadas, analisadas, interpretadas e agrupadas em categorias. Apesar da dificuldade da maioria dos estudantes em mobilizar conhecimentos necessários para explicar fenômenos científicos e/ou lidar com as informações das questões para analisar e interpretar dados e, consequentemente, produzir argumentos e conclusões baseadas em evidências científicas, os resultados evidenciam que há relações entre os conhecimentos científicos e as Práticas Científicas manifestadas na produção escrita de uma parcela dos estudantes que responde satisfatoriamente as questões de Ciências do PISA. Nesse sentido, infere-se que esses indivíduos mobilizam e, consequentemente, relacionam conhecimentos e Práticas Científicas ao construírem respostas/explicações (produções escritas) que se se aproximam dos objetivos de resolução das questões, denotando o envolvimento com as práticas de desenvolver e utilizar modelos, planejar e realizar investigações, analisar e interpretar dados, utilizar a matemática, fornecer argumentos baseados em evidências e construir explicações científicas. Logo, pode-se dizer que estes estudantes possuem algumas capacidades e habilidades para utilizar conhecimentos atinentes aos conceitos e processos da Ciência ao resolverem determinadas questões de Ciências do PISA.porProdução escritaQuestões de ciências do PISAConhecimentos científicosPráticas científicasLetramento científicoEnsino médio - ParanáEducação matemáticaCiência - Estudo e ensinoProdução escrita em matemáticaMatemática - Estudo e ensinoProdução escrita de estudantes do ensino médio em questões de ciências do PISA : um olhar para conhecimentos e práticas científicasWritten production of high school students in PISA science questions : a look at scientific knowledge and practicesTeseCiências Exatas e da Terra - MatemáticaCiências Exatas e da Terra - MatemáticaWritten productionPISA science questionsScientific knowledgeScientific practicesScientific literacyHigh school - ParanaMathematics educationScience - Study and teachingWritten production in mathematicsMathematics - Study and teaching