Galembeck, Paulo de Tarso [Orientador]Mantovani, Dante Henrique2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14087Resumo: Objetiva-se, neste trabalho, cotejar processos de estruturação de sentidos no discurso verbal e no musical, a partir dos resultados advindos do uso do termo ensaio Nesse sentido, o ensaio é entendido na escrita não apenas como gênero, mas como processo que possibilita o teste de ideias e o trânsito multiconstitutivo entre os vários campos do conhecimento de mundo de um autor ou um intérprete Parte-se da circunscrição, na obra ensaística de Michel de Montaigne, de sua formação intelectual e as influências por ele incorporadas dos métodos de produção de conhecimento adotados na Antiguidade Clássica, a saber: a maiêutica socrática, a dialética platônica, a oratória latina e o subjetivismo – o que irá constituir seu estilo Em um segundo momento, aborda-se a gênese do ensaio, considerados os aspectos formativos na obra “Ensaios” Nesse item são analisados como procedimentos de estruturação tópico-discursivos característicos da Língua Falada que subjazem à escrita montaigniana Na terceira etapa, são observados pontos de permanência da obra de Montaigne na cultura ocidental; e, subsequentemente, nesse sentido, são extrapolados os métodos discutidos para análise de procedimentos discursivos na música de concerto, para cujo processo de construção de sentidos compartilhados concorre a figura do regente ou maestroAnálise do discursoEnsaioMúsica e filosofiaLinguísticaMusic and philosophyO ensaio como procedimento para construção de sentidos textuais : um estudo aproximativo entre o discurso verbal e o discurso musicalTese