Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Lima, Débora Raquel Sarmento2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15091Resumo: Diversos trabalhos abordam o ensino de evolução e os diferentes problemas que o envolvem Entretanto, o aspecto pessoal do professor é pouco evidente em pesquisas científicas, por isso, buscou-se nessa investigação abordar os valores pessoais e sociais dos docentes relacionados à prática docente, os saberes legitimados ou desenvolvidos no contexto do ensino de evolução biológica Na busca por identificar os valores e os saberes, e traçar possíveis relações, iniciou-se uma pesquisa qualitativa, cujas principais etapas são: discussão dos valores e das brechas na atividade científica, formação e saberes docentes e análise a partir de entrevistas de professoras de Biologia do Ensino Básico da rede pública, segundo os pressupostos da Análise de ConteúdoBiologiaFormação de professoresEvolução (Biologia)BiologiaEstudo e ensinoBiologyBiologyEvolution (Biology)Teachers - Scientific applicationsStudy and teachingTeacher trainingSaberes docentes e valores : uma investigação no ensino de evoluçãoDissertação