Soares, Maria Rita Zoéga [Orientador]Mussi, Samir Vidal2024-05-012024-05-012012.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13249Resumo: A psicoeducação é uma das estratégias que deve ser inserida no tratamento de pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar e tem demonstrado eficácia para fomentar respostas relacionadas à adesão à medicação O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de um programa de psicoeducação aplicado a 9 pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar, em tratamento em um hospital público Para avaliação foram aplicadas as escalas de depressão (Hamilton), de mania (Young) e de Qualidade de Vida (WHOQOL) Foram realizadas 16 sessões de atendimento em grupo e os resultados mostraram que houve redução significativa na mania do pré para o pós-teste e melhora no domínio “Físico” da escala de Qualidade de Vida Além disso, a alta frequencia de pacientes com depressão leve e os relatos de conflitos familiares apontam a necessidade de intervenção com a família e focadas no treino de habilidades sociaisTranstorno bipolarDoenças mentaisAdesão ao tratamentoPsicologia educacionalAnálise do comportamentoBipolar disordersBehavioral analysisTranstorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducaçãoDissertação