Arruda, Sergio de Mello [Orientador]Martin, George Francisco Santiago2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15675Resumo: Esta tese apresenta uma proposta para caracterizar o interesse pela docência em estudantes de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química de uma Universidade pública do Paraná, que participavam do PIBID nos respectivos subprojetos A investigação, de caráter qualitativo, teve como objeto de estudo a análise de entrevistas audiogravadas com alguns desses estudantes Os procedimentos metodológicos foram baseados na análise textual discursiva, a partir da qual foi possível a organização dos dados, a priori, de acordo com o Modelo de Quatro Fases do Desenvolvimento do Interesse (MDI) de Hidi e Renninger (26) Ao se mergulhar em cada uma dessas Fases, emergiram subcategorias por meio de um processo indutivo e, com os dados acomodados, a análise articulou o interesse pela docência – foco 1 dos focos da aprendizagem docente (FAD) de Arruda, Passos e Fregolente (212) – com as três dimensões das relações com o saber – epistêmica, pessoal e social – da Matriz 3x3 de Arruda, Lima e Passos (211) apresentada pelo instrumento de análise da ação do professor em sala de aula Após a análise, foi possível caracterizar o interesse dos mesmos estudantes pela docência, sugerindo que tal interesse pode ser desenvolvido durante a sua formação inicial docente Os dados mostraram, ainda, que o interesse pela docência tem duas características principais: a vontade de ser professor e a curiosidade dos estudantes em saber como é ser um professor Além disso, verificou-se que os professores da escola (supervisores participantes do PIBID) e os professores da universidade (coordenadores dos subprojetos do PIBID) podem influenciar diretamente na manutenção do interesse dos estudantes em seguir uma carreira docenteCiênciaEstudo e ensinoCiênciaFormação de professoresGraduação escolarScienceScienceGraduation (School)Careers & opportunitiesResearch grantsStudy and teachingTeacher trainingCaracterização do interesse pela docência em estudantes participantes do PIBID em cursos de ciências naturaisTese