Silva, Rovilson José daFernandes, Odilia Barbosa Ribeiro2024-09-232024-09-232023-03-29https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17712A biblioteca escolar é um ambiente propício para que o leitor se compreenda, entenda suas relações com o mundo e os sujeitos que nele estão, devendo, assim, acolher todas as crianças sem discriminá-las. A literatura infantil está presente na biblioteca escolar e é um dos caminhos para compor o repertório social e colaborar ainda com a formação identitária das crianças. Essa pesquisa busca refletir acerca da presença de protagonistas negros nessa literatura e sobre a mediação dela como uma possibilidade de ação antirracista no ambiente escolar. Teve como objetivo geral: discutir a mediação da literatura infantil com protagonistas negros por intermédio da biblioteca escolar visando à cultura antirracista. E objetivos específicos: discutir alguns conceitos do racismo estrutural no Brasil para entender a conjuntura; identificar se houveram e quais foram as reverberações que a Lei 10.639/2003 e Lei 11.645/2018 trouxeram às práticas do bibliotecário escolar; evidenciar as obras de literatura infantil brasileira com protagonistas negros, publicadas a partir da Lei nº 11.645/2008 e reconhecidas pelos seguintes prêmios de literatura infantil brasileira: Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Prêmio Jabuti e Prêmio Literário Biblioteca Nacional; e estruturar a proposta de instrumento pedagógico para o bibliotecário escolar, visando à mediação da literatura infantil com protagonista negro. Realiza uma investigação qualitativa usando a metodologia da pesquisa bibliográfica. Foram localizadas quatro obras de literatura infantil agraciadas com os prêmios: Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Prêmio Jabuti e Prêmio Literário Biblioteca Nacional usando como recorte temporal as premiações realizadas entre 2008 (data da Lei 11.645) e 2022 nos quais os protagonistas são negros. Essas obras foram analisadas e serviram de base para a composição de um instrumento pedagógico que é apresentado ao fim da pesquisa e poderá servir de sugestão de atividades para bibliotecas escolares. Como resultados percebemos que na Ciência da Informação a literatura infantil ainda é pouco explorada nas publicações científicas, e, em especial, aquelas com protagonismo negro. Além disso, o número de obras de literatura infantil com protagonistas negras premiadas no Brasil ainda é pequeno e as existentes necessitam de divulgação para ampliar sua circulação e uso nas bibliotecas escolares. As análises mostraram que as obras atendiam a todos os princípios avaliados e que, portanto, são obras indicadas para a mediação em bibliotecas escolares. É indubitável que os estudos sobre o racismo podem colaborar para o desenvolvimento de uma cultura antirracista, portanto, há a expectativa de que essa pesquisa contribua no sentido de provocar discussões acerca da temática e a instigar a prática bibliotecária, evidenciando as potencialidades da mediação da literatura infantil com protagonistas negros na biblioteca escolar em prol da educação antirracista.porBiblioteca escolarLiteratura infantilProtagonismo negroMediação da literatura infantilAntirracismoBibliotecas escolares - Mediação de leituraProtagonismo negro - Literatura infantilLiteratura infantil - Ciência da InformaçãoBibliotecas escolares - Cultura antirracismoBibliotecas escolares - Racismo estruturalMediação da literatura infantil com protagonistas negros na biblioteca escolarMediation of children's literature with black protagonists in the school libraryDissertaçãoCiências Sociais Aplicadas - Ciência da InformaçãoCiências Sociais Aplicadas - Ciência da InformaçãoSchool libraryChildren's literatureBlack protagonismMediation of children's literatureAnti-racism