Simon, Luiz Carlos Santos [Orientador]Bichuette, Stela de Castro2024-05-012024-05-012006.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10571Resumo: A obra Casos e Impressões (1916), de Adelino Magalhães (1887-1969), é o livro de estréia desse escritor fluminense O trabalho visa estabelecer uma relação entre a função do recorte, noção cara ao gênero conto por partir da idéia de limite e condensação, com as divisões que compõem o livro Para tal, o estudo priorizará uma discussão a respeito do ato de selecionar um recorte através da análise das cenas nucleares dos contos Tendo em vista que o recorte nessa obra é ora transportado da realidade objetiva para a narração intimista e muitas vezes memorialista e ora mantém como ponto de partida os problemas sociais do Rio de Janeiro do começo do século passado Assim, essas duas características presentes em Casos e Impressões fornecem dupla análise para a construção dos contos A primeira, seria a vinculação de elementos mais subjetivos nas histórias, afastando-as das regras tradicionais do conto; a segunda, uma produção mais de acordo com os modelos tradicionais Em ambos os casos, no entanto, Magalhães elege como recorte um episódio sintético e bem delimitado Nessa direção, ao escolher trabalhar com a noção de recorte nos contos de Casos e Impressões, teve-se a intenção de verificar esse encontro entre o tradicional e o inovador dentro da primeira produção do escritorContos brasileirosHistória e críticaImpressionismoTalesShort stories, brazilianHistory and criticismVisões do instável : um passeio pelos recortes de Casos e impressões, de Adelino MagalhãesDissertação