Ruiz, Eliana Maria Severino DonaioLopes, Andressa Aparecida2024-09-192024-09-192023-02-28https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17655Este trabalho qualitativo, de caráter descritivo-interpretativo e documental, objetiva refletir se e como a Pedagogia dos Multiletramentos é abordada na formação inicial em Letras e como isso reflete na fala dos professores e na orientação do Estágio Supervisionado obrigatório, a fim de preparar o futuro professor da Educação Básica. No que diz respeito ao percurso metodológico, são mobilizados os princípios da Análise de Conteúdo. Para tanto, investigam-se cursos de Letras de sete das principais universidades públicas paranaenses, por meio dos seguintes instrumentos: documentos institucionais dos cursos (Projetos Pedagógicos e Manuais de Estágio) e entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes das instituições coparticipantes, observando como a Pedagogia dos Multiletramentos ecoa na formação inicial em Letras, analisando se os conceitos relativos a essa pedagogia contemplam a multiplicidade proposta – cultural e multimodal – e identificando como a sua representação e a sua abordagem interferem nas orientações e percepções sobre o tema no Estágio Supervisionado. No que tange aos fundamentos teóricos, a pesquisa alicerça-se na concepção dialógico-interacionista de Bakhtin (2009) e de seu Círculo, e na Pedagogia dos Multiletramentos (GNL, 1996). Nessa perspectiva, o estudo em tela observa que o desenvolvimento de uma Pedagogia dos Multiletramentos depende de fatores basilares na formação inicial: compreensão do conceito e da proposta da Pedagogia dos Multiletramentos pelos docentes e discentes da universidade; inclusão de disciplinas específicas de multiletramentos; leitura crítica dos documentos oficiais que norteiam a Educação Básica; e formação individual dos docentes que integram o curso. Dessa forma, entende-se que esse percurso pode levar os discentes à apropriação da Pedagogia dos Multiletramentos e a situarem essa vivência nas práticas de Estágio Supervisionado, concretizando, assim, a relação efetiva da teoria e da prática.porPedagogia dos multiletramentosFormação inicial em letrasFormação de professoresMultiletramentosEducaçãoInternet na educaçãoPrática de ensino - Estágio supervisionadoLinguística aplicadaPolítica linguísticaMultiletramento - Formação de professoresA pedagogia dos multiletramentos nas veredas da formação inicial em letrasA pedagogy of multiliteracy on the path of initial higher education in language studiesTeseLingüística, Letras e Artes - LingüísticaLingüística, Letras e Artes - LingüísticaPedagogy of multiliteracyGraduation in languagesTeachers formationMultiliteracyEducation - BrazilInternet in educationPractice teaching - Supervised frainingApplied LinguisticsLanguage policyMultiliteracy - Teacher training