Kienen, Nádia [Orientador]Silva, Natália Ladeira Ferreira da2024-05-012024-05-012017.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9958Resumo: Gerir conflitos de trabalho abrange diversas classes de comportamentos que ajudam a minimizar tanto o sofrimento dos trabalhadores que experimentam sentimentos de frustação, ansiedade e raiva como os prejuízos financeiros gerados pela queda de produtividade e rotatividade de funcionários para as organizações A gestão de conflitos eficiente também pode beneficiar as organizações com a ocorrência de comportamentos de criatividade e inovação O objetivo deste trabalho foi caracterizar classes de comportamentos constituintes de “mediar conflitos de trabalho em contextos organizacionais” Para isso, o trabalho foi estruturado em dois estudos No primeiro foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a “gestão de conflitos de trabalho no contexto organizacional” em que 27 fontes de informações foram analisadas sob a perspectiva analítico-comportamental Posteriormente à leitura das fontes de informação, foram definidas categorias de análise com referência à contingência de três termos: classes de estímulos antecedentes, de respostas, e de estímulos consequentes Os resultados demonstraram que o fenômeno gerir conflitos tem sido explicado por meio da utilização de termos mentalistas, de estruturas internas e de variáveis que fazem parte da história de vida dos indivíduos Adotam modelo explicativo do comportamento por meio de estilos de gestão de conflitos, nomeados a partir da resposta que indica como é realizada gestão O Estudo 1 subsidiou a decisão de identificar comportamentos da classe de mediar conflitos, pois a classe geral de gerir conflitos é extensa Assim, o Estudo 2 teve como objetivo caracterizar os comportamentos constituintes da classe geral “mediar conflitos de trabalho no contexto organizacional” Foi utilizada como fonte de informação literatura que explicitou ações que um mediador de conflitos necessita fazer para “mediar conflitos de trabalho no contexto organizacional”, tendo como base a noção de comportamento como relação entre a ação do organismo e o ambiente antecedente e consequente à essa ação O procedimento foi composto por 11 etapas que visaram a identificar e derivar da fonte de informação componentes do comportamento, avaliar a linguagem utilizada para se referir a eles e, quando necessário, propor linguagem apropriada Foram identificadas 215 classes de comportamentos constituintes da classe geral examinada As classes de comportamentos identificadas ao “mediar conflitos em contexto organizacional” estão relacionadas a: interações sociais entre o líder que media o conflito e os disputantes, habilidades sociais e a comportamentos característicos da formação científica (eg elaborar procedimentos, coletar e analisar informações a fim de compreender fenômenos) A caracterização dessas classes comportamentais é fundamental para que seja possível planejar processos organizacionais tais como recrutamento, seleção, treinamento, avaliação de desempenho de líderes que atuam nas organizaçõesAnálise do comportamentoConflito (Psicologia)ConflitoAdministraçãoPsicologia organizacionalBehavioral analysisConflict (Psychology)Conflict managementMediationClasses de comportamentos constituintes da classe geral ?Mediar Conflitos de Trabalho no Contexto Organizacional"Dissertação