Gon, Márcia Cristina Caserta [Orientador]Carvalho, Jardson Fragoso2024-05-012024-05-012012.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13616Resumo: Na Dermatologia pediátrica há diversas doenças crônicas, em especial a dermatite atópica, que tem influência negativa sobre a qualidade de vida dos pacientes A dermatite atópica é uma doença de pele que impõe uma grande sobrecarga de natureza psicológica (estresse, ansiedade, depressão, sentimentos de frustração e outros) e econômica (custo financeiro de pomadas, cremes, medicamentos sistêmicos, dietas específicas) para os pacientes, pois há a necessidade de cuidados quase que ininterruptos em decorrência dos sintomas e estigma associado à visibilidade da condição da pele Tendo em vista sua prevalência na infância e seu curso crônico, a dermatite atópica demanda grande responsabilidade sobre as famílias das crianças envolvidas, sobretudo no processo de adesão ao tratamento médico Pesquisas demonstram que programas educativos têm efeitos positivos sobre a adesão ao tratamento e potenciais benefícios para o tratamento da dermatite atópica, principalmente para a criança e seus cuidadores Este estudo tem o objetivo de avaliar os efeitos de um programa de orientação comportamental breve conduzido com mães, sobre os comportamentos de obediência e desobediência de sua criança com dermatite atópica, quanto ao uso de medicamento tópico Participaram quatro crianças com idade de 5 a 12 anos diagnosticadas com a doença e suas mães O delineamento utilizado consistiu de avaliação pré-intervenção (Linha de Base) e pós-intervenção (Avaliação Final) e de duas avaliações realizadas durante a intervenção (Avaliação de Antecedentes e de Consequentes) A intervenção educacional foi programada com base no modelo clínico proposto por Eyberg (1988) acerca da interação parental com os comportamentos de obediência e desobediência das crianças e foi composta por quatro sessões individualizadas de 12 minutos de duração Foram registradas as frequências de comportamentos dos cuidadores (instrução direta, instrução indireta, orientação física, elogios descritivos e time out) e das crianças (obediência, desobediência e comportamentos inapropriados) por meio de observação direta da interação mãe e criança Os resultados demonstraram que todas as mães seguiram as instruções do pesquisador sobre o tipo de instrução dada às crianças e sobre consequências contingentes ao comportamento apresentado por elas Constatou-se que o uso de instruções diretas aumentou a probabilidade de comportamentos de obediência de todas as crianças Ainda, a presença da consequenciação positiva (elogio) materno foi relacionada com menor frequência de comportamentos inapropriados da criança durante a execução da tarefa Os resultados desta pesquisa indicam que intervenções de curto prazo podem ser eficazes no auxílio da aquisição dos repertórios de autocuidados de crianças com dermatite atópica e que tem como consequência a melhor adesão ao tratamentoAnálise do comportamentoMãesOrientação (Psicologia)Mãe e filhosPeleBehavioral analysisObedienceChildrenMothers - Orientation (Psychology)Programa de orientação comportamental para mães de crianças com dermatite atópicaDissertação